Economia

ANA investe 16 milhões em nova cobertura no aeroporto de Faro

 
O projeto adjudicado pela ANA - Aeroportos de Portugal, está orçado em 16 milhões de euros e um prazo de execução de 24 meses, com conclusão prevista para abril de 2024.

Os trabalhos serão executados pela empresa Blocotelha de Porto de Mós, que conta ainda com a construtora Casais, avança o jornal "Dinheiro Vivo".
 
A empreitada prevê a reposição de uma cobertura com 30 mil metros quadrados, mantendo a aerogare a funcionar. "É um desafio que exige um desempenho qualitativo e técnico muito elevado, um planeamento muito rigoroso e uma vigilância constante", diz o diretor comercial da empresa, Erico Ferraria.
 
Pioneira do sistema de "coberturas autoportantes" no mercado nacional, a empresa está hoje vocacionada para responder a "projetos complexos, de elevada exigência técnica e grande dimensão", em que a estrutura metálica tem o principal papel. No caso do aeroporto de Faro, a nova cobertura será composta por 370 toneladas de estruturas metálicas, produzidas no polo industrial da Blocotelha.
 
Com projetos em mais de 30 países, a empresa inclui no seu portefólio obras no Terminal Sul do Aeroporto de Orly (França), Aeroporto Internacional de Ivato (Madagáscar) e nos aeroportos do Porto e de Beja, além do Terminal Norte e Terminal de Carga do Aeroporto de Lisboa.
 
Com três fábricas em Portugal e uma em Marrocos, além de sucursais no Reino Unido, França e Argélia, a Blocotelha dá emprego a mais de 500 pessoas e contribuiu, em 2022, com 85 milhões para a faturação total de 250 milhões de euros do grupo.