Ambiente

Algar e NILG.AI recebem prémio com projeto inovador na gestão de resíduos

Foto - ALGAR
Foto - ALGAR  
A Algar, responsável pela gestão de resíduos no Algarve, e a start-up NILG.AI foram reconhecidas com o prémio "Data Changemaker of the Year", atribuído pela DSPA (Data Science Portuguese Association) e pela NOVA SBE.

O prémio foi concedido pelo desenvolvimento de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que otimiza a colocação de ecopontos, tornando a gestão de resíduos mais eficiente, destaca nota da Algar.

A implementação da IA permite que a  empresa reduza o tempo necessário para a seleção de novos locais para ecopontos, agilizando o processo e contribuindo para o cumprimento das metas de reciclagem do PERSU2030.

Este projeto inovador, criado no âmbito do programa Re-Source 3.0 da Sociedade Ponto Verde, está a ser testado, num projeto-piloto, no Município de Lagoa, onde se pretende a colocação de dez novos ecopontos. Atualmente, o processo tradicional de definição dos melhores locais para a instalação de ecopontos é complexo e demorado, podendo consumir até um dia por ecoponto. A necessidade de duplicar o número de ecopontos para alcançar as metas europeias de reciclagem, torna este projeto ainda mais significativo.

Os resultados preliminares apontam para uma pré-seleção de catorze potenciais novas localizações concluída em apenas quatro horas. Posteriormente, as localizações foram visitadas e a taxa de aprovação inicial foi de 68%. Com a implementação da nova ferramenta, a proposta final destinada à apreciação do Município de Lagoa, foi concluída em dois dias, o que representa uma redução de 83% no tempo de execução.

Com recurso a algoritmos de IA, a ferramenta analisa fatores como a densidade populacional e as infraestruturas, identificando os locais ideais para ecopontos. Esta inovação não só aumentará a acessibilidade aos serviços de reciclagem, como ajudará a melhorar as taxas de reciclagem na região.

A nota enviada à comunicação social regista que, «o prémio destaca a importância crucial da inovação tecnológica no setor da sustentabilidade, evidenciando o impacto da colaboração entre a Algar e a NILG.AI».

Este reconhecimento, aliado à nova tecnologia, «tem o potencial de revolucionar a atuação da Algar, consolidando a sua posição de liderança em inovação e sustentabilidade na região do Algarve», completa a publicação.