A Algarpex 2024 - 15ª exposição filatélica do Algarve, que se realiza desde 2010 na região, é organizada alternadamente pelas agremiações filatélicas do Algarve, decorrendo este ano no salão do Centro Paroquial da Nossa Senhora do Amparo, em Portimão, de 14 a 17 de novembro.
Organizada pela AFAL - Associação Filatélica do Algarve, a Algarpex 2024 tem a colaboração da Secção Filatélica do Lions Clube de Portimão, da Secção Filatélica dos Bombeiros de Vila Real de Santo António, do Núcleo Juvenil de Filatelia Agrupamento de Escolas Silves Sul "O Bichinho do Selo", contando com os patrocínios e apoios da Federação Portuguesa da Filatelia, dos CTT - Correios de Portugal, do Município de Portimão e da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.
Em nota publicada, a Câmara de Portimão revela que a exposição não é competitiva e destina-se a colecionadores, escritores e jornalistas filatélicos naturais ou residentes no Algarve, tendo como convidados filatelistas espanhóis do Clube Filatélico de Huelva.
Num momento em que Portimão celebra 100 anos de elevação a cidade, "este será também o mote para uma exposição que terá visitas guiadas programadas destinadas aos alunos dos estabelecimentos de ensino que integram os agrupamentos de escolas do concelho", regista a mesma fonte.
A cerimónia de abertura está prevista para as 17h00 de 14 de novembro, com a entrega da bandeira da Algarpex à associação organizadora, a que se seguirá abertura do Posto de Correio e lançamento da marca postal comemorativa dos 100 anos da cidade de Portimão.
Nos dias 15 e 16, o certame estará aberto das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, havendo visitas guiadas para os alunos das escolas, sendo que a 17 de novembro o período de abertura será das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 16h00.
Na parte da manhã, a partir das 10h00, haverá um encontro filatélico entre todos os participantes, para troca de impressões sobre o material exposto, e ainda uma tertúlia filatélica, marcada para as 11h30, que inclui lançamento da marca postal comemorativa da Algarpex 2024, que assinala o evento e igualmente o primeiro centenário da cidade de Portimão.
Segue-se, pelas 13h00, o tradicional almoço de confraternização e a distribuição de diplomas e troféus a todos os participantes.