A Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL vai assinar um protocolo de colaboração, com outras 21 entidades regionais e nacionais, para assegurar a gestão concertada da Rota da Costa Atlântica – EuroVelo 1.
A decisão foi tomada, por unanimidade, em reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal, que decorreu no passado dia 31 de março. O objetivo, segundo a AMAL, é dar resposta às necessidades de gestão, valorização e promoção de uma das rotas âncora do Portuguese Trails, que atravessa o território nacional ao longo da costa continental, sendo, por isso, parte da rede europeia EuroVelo, «um itinerário incontornável para o posicionamento internacional de Portugal como um destino de Cycling».
Através deste protocolo, cabe à AMAL, em articulação com os municípios que a integram, empenhar-se no acompanhamento da gestão da Rota, em termos da sua manutenção e monitorização, visando a segurança dos utilizadores, bem como colaborar em iniciativas que valorizem a oferta de Cycling nos territórios, no âmbito do Portuguese Trails.
Em comunicado, a AMAL recorda que o projeto Portuguese Trails, lançado em 2017 pelo Turismo de Portugal, no âmbito da Estratégia de Turismo 2027, visa posicionar Portugal como um destino internacional de Cycling e Walking, numa lógica de diversificação da oferta, incremento de fluxos turísticos em todo o território nacional ao longo do ano e captação de novos mercados internacionais.
De salientar que a Comunidade Intermunicipal do Algarve, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, integrou o projeto de cooperação europeia Atlantic On Bike de 2017 a 2020, do qual faziam parte entidades dos 6 países percorridos pela Rota EuroVelo1, sendo os únicos representantes de Portugal.
De referir que o Turismo de Portugal e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) levam a cabo, nos próximos dias 14 e 15 de abril, o 1º Encontro de Parceiros da Rota da Costa Atlântica – Eurovelo 1, em
formato online, onde terá relevo a assinatura deste protocolo de colaboração.