Segundo nota da autarquia, as comemorações do 25 de Abril têm início no dia 24, na zona ribeirinha de Silves, pelas 21h00, com atuação da banda de rock Pecado Original. Pelas 22h00, sobe ao palco a banda Peste & Sida.
No dia 25 de Abril, as comemorações iniciam logo pela manhã. Às 9h30, tem lugar a habitual arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense seguindo-se, às 10h00, a sessão solene da Assembleia Municipal, comemorativa do 51.º aniversário do 25 de Abril, que acontece no São Nobre dos Paços do Concelho. A tarde é para festejar em família, com a iniciativa "Abril em Família - Festa do Dia da Liberdade". A partir das 15h00, a zona ribeirinha da cidade terá muita diversão com jogos e várias atividades destinadas às famílias.
O dia termina com a energia dos Xutos & Pontapés, a partir das 22h00, no mesmo local.
No dia 27 de abril, o Teatro Mascarenhas Gregório recebe, às 17h00, a peça de Teatro Papoilas, com Vera Santana. A atividade inserida no Ciclo de Teatro do Concelho de Silves é um "monólogo carregado de passado, presente e futuro de uma mulher que abraça a mudança e, com coragem, depara-se com as duras e profundas formas de crescimentos".
As atividades dos dias 23 e 29 de abril, “A Poesia Vai à Escola” com Afonso Dias e a peça de teatro “Com 3 Novelos” pela companhia A Bolha Teatro, destinam-se aos alunos do secundário e do 3.º e 4.º ano de escolaridade e decorrem no âmbito da oferta educativa do concelho de Silves.