A gruta de Benagil, no concelho de Lagoa, continua a despertar interesse de muitos turistas que não querem perder a oportunidade de apreciar a sua beleza natural. Apesar das autoridades alertarem para os perigos de derrocada, com sinalização no local, são muitos os curiosos que não dispensam uma visita à gruta.
Através de um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver-se imagens com dezenas de pessoas que chegam e partem da gruta de Benagil, em caiaques e por outros meios, desafiando o risco de derrocada.
Nalgumas reações ao vídeo, lê-se «irresponsabilidade triplicada: 1) Autoridade por permitir este ato irrefletido e ignorante das pessoas, (2) Turistas pela sua iliteracia de segurança e comportamento seguro e (3) operadores turísticos que apenas querem diversificar a oferta e faturar, não olhando a meios para o atingir». Noutro comentário acrescenta-se: «quando cair e morrerem turistas vão dizer que foi um "acidente"».
Ao Algarve Primeiro, o Comandante do Porto de Portimão, referiu que se trata de uma situação conhecida das autoridades competentes, mas que por não ser um local proibido, quem quiser pode frequentar aquele espaço por sua conta e risco.
Pousadas Godinho, explicou que "pese embora o esforço que as autoridades têm feito na divulgação dos avisos de perigo junto das falésias e grutas, o que é certo é que as pessoas continuam a querer visitar o local e muitas colocam-se em risco". O comandante lembrou que "é responsabilidade das empresas marítimo-turísticas, fazerem o alerta para os perigos existentes, e portanto, é uma decisão das pessoas e não as podemos proibir de lá ir", esclareceu.
O mesmo responsável salientou que a gruta tem afixada sinalização sobre o perigo de derrocada, como na maior parte das falésias e arribas do Algarve e que a Autoridade Marítima Nacional em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente, fazem todos os anos, no início da época balnear, uma vistoria às grutas, onde sai a decisão de mantê-las abertas ou não. Neste ano, foi decidido manter a gruta de Benagil aberta ao público, com a recomendação dos operadores marítimo-turísticos alertarem os utilizadores para o perigo que é estar dentro da gruta e próximo das arribas devido ao perigo de derrocada.
Vídeo:Regalista Algarvio -
aqui