Bora Lá

Portimão “vai arrebitar” com a 5ª edição do festival de gastronomia

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
O Arrebita Portimão está de volta para uma 5ª edição com novos talentos, gastronomia, música, showcookings, Mercado de Produtores locais, entre outras ofertas.

No fim de semana de 7 e 8 de setembro, entre as 18h00 e as 23h00, a Amuse Bouche, Food StoryTellers, faz da cidade de Portimão, o palco para receber alguns dos melhores chefs nacionais, consagrados e emergentes, oriundos de todo o País. A entrada é livre e os pratos custam 7 euros, adianta nota da autarquia.
 
Durante estes dois dias, vai ser possível degustar criações de autor «pensadas para consumir na rua, à mão e sem formalidades», completa.
 
Ao mesmo tempo, alguns dos chefs convidados vão partilhar receitas, técnicas e truques, ao vivo, nas sessões de showcooking a acontecer no Palco Cepsa, com a animação de um DJ.
 
No Mercado de Produtores, uma vasta seleção dos melhores produtos típicos do Algarve - azeite, artesanato, aguardentes e licores, vinhos e doces regionais - vai partilhar espaço com uma zona de bar convidativa e ao som dos Party Brass Band.
 
Regista a mesma nota que, a cidade de Portimão já conta com um cluster relevante de jovens cozinheiros que se aventuraram em novos conceitos e numa cozinha de autor, mais criativa e que também estará presente nesta festa da gastronomia local.
 
O Arrebita Portimão é uma produção conjunta da Amuse Bouche e da Câmara Municipal de Portimão. É um festival gastronómico itinerante, que se realiza também em Idanha-a-Nova e no Alentejo, e que visa trazer para a rua, ao alcance de todos, a nova cozinha portuguesa, de todo o País. Venceu o Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia, em 2021, e foi o projeto convidado na Organização Mundial de Turismo como case study de projeto com impacto positivo na fomentação do turismo gastronómico sustentável. Nomeado dois anos consecutivos para o Prémio de Turismo do Expresso, em 2023 o Arrebita Idanha Bio tornou-se no primeiro festival com certificação Biológica em Portugal, com medalha de bronze, e agora, no início de agosto, no mesmo festival, conseguiu a medalha de prata, sendo o único festival de gastronomia na Europa com este estatuto, conclui a mesma fonte.
 
Mais informações em www.arrebitaportugal.pt