Sociedade

Dois vinhos algarvios premiados com Ouro

Esquerdino colheita selecionada 2022 da Quinta do Canhoto
Esquerdino colheita selecionada 2022 da Quinta do Canhoto  
Joia do Miradouro Espumante 2021 da Adega do Cantor
Joia do Miradouro Espumante 2021 da Adega do Cantor  
O Crédito Agrícola, em parceria com a Associação de Escanções de Portugal, destacou a excelência dos vinhos da região do Algarve na 11ª edição do concurso de vinhos.

Os vinhos algarvios distinguidos foram Esquerdino colheita selecionada 2022 da Quinta do Canhoto, (Albufeira) na categoria dos vinhos tintos, e Joia do Miradouro Espumante 2021 da Adega do Cantor, (Albufeira) na categoria espumantes.
 
O concurso, que já se consolidou como uma referência na promoção da vitivinicultura nacional, registou a participação de 269 vinhos, entre brancos, tintos e espumantes, provenientes de 113 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país.
 
O júri, constituído por escanções, enólogos, enófilos e jornalistas especializados no setor, distinguiu, durante as provas cegas realizadas, 81 vinhos, dos quais 78 com a medalha de ouro e três com a grande medalha de ouro.
 
Entre os vinhos premiados com a medalha de ouro, foram ainda entregues cinco distinções para Vinho de Produção Sustentável, reforçando o compromisso do Crédito Agrícola com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
 
A edição deste ano evidenciou a diversidade e qualidade dos vinhos portugueses, com distinções para vinhos de várias regiões vitivinícolas de norte a sul do país e ilhas. As regiões premiadas incluíram Vinhos Verdes, Douro, Dão, Beira Interior, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores.
 
Consulte a lista completa dos premiados.