Os municípios de Albufeira, Silves e Loulé, formalizaram na segunda-feira a constituição da associação para gerir a candidatura do Território Algarvensis a Geoparque Mundial da UNESCO, foi hoje anunciado.
A Associação Geoparque Algarvensis resultou do protocolo de entendimento das três autarquias, da Universidade do Algarve e do Centro de Investigação Marinha e Ambiental assinado em 2018, indicou em comunicado a associação.
O conceito de Geoparque Mundial da UNESCO assenta numa área territorial que, tendo um património geológico relevante, alia uma estratégia de geoconservação e políticas de educação e sensibilização ambiental, à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável, contribuindo para a valorização e promoção dos produtos locais.
As entidades que operem neste território nas diversas áreas e que “tenham na sua cultura, critérios de responsabilidade com o ambiente, património cultural, e valorização dos recursos endógenos, poderão desde já apresentar as suas propostas de parceria e projetos ao aspirante Geoparque Algarvensis, para uma maior dinamização socioeconómica do território”, conclui.
Lusa