Sociedade

Município de Albufeira inaugurou ampliação de escola no valor de 2,4 milhões de euros

 
Foi no Dia da Criança, que o Município inaugurou as obras de remodelação e ampliação da Escola EB 2,3 Profª Diamantina Negrão, em Montechoro, Albufeira.

Novo bloco de salas e laboratórios
 
A cerimónia incluiu uma visita do executivo camarário e convidados às salas de aula, laboratórios, pavilhões gimnodesportivos e campo de basquetebol. O Algarve Primeiro apurou que as obras incidiram numa primeira fase na ampliação de um bloco, constituído por laboratórios, sala de música e TIC, um campo de basquetebol, ao mesmo foi também retirado todo o amianto que existia nos edifícios, com o parque escolar de Albufeira a ficar livre dessa substância prejudicial. Numa segunda fase, foi requalificado o pavilhão existente com pavimento novo em madeira, os balneários foram ampliados com um novo sistema de aquecimento de águas e ainda a construção de raiz de um pavilhão para a prática desportiva. A obra do Município, no valor de 2,4 milhões de euros, beneficiou do apoio de fundos comunitários do Portugal 2020, em cerca de 40%.
 
 
Na mesma cerimónia, o autarca de Albufeira lembrou que, apesar de ainda haver défice de instalações escolares, "há 20 anos atrás, praticamente todas as escolas do concelho funcionavam em regime duplo, isto é, duas escolas numa só. Depois com as ampliações que foram realizadas e com cerca de 5 escolas novas, permitiu que se passasse do regime duplo que existia para o chamado regime normal", explicou.
 
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira
 
José Carlos Rolo disse que sendo um concelho predominantemente turístico, foi na crise financeira de 2008, que se registou um grande decréscimo de alunos, com muitas das escolas a registarem salas vazias, cenário que mudou passados cerca de 3 anos, "de um momento para o outro, os alunos subiram de forma exponencial até aos dias hoje", sublinhou. 
 
É para responder a esta procura elevada de alunos, que o edil confirmou que a próxima intervenção será na Escola EB 2,3 de Ferreiras, tendo referido outras escolas como a Secundária de Albufeira, a Escola Básica 2,3 Dr. Francisco Cabrita, além de intervenções em vários Jardins de Infância, contando com os apoios do PRR e do Programa Regional Algarve 2030.
 
Victor Ferraz, diretor do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, onde se inclui EB 2,3 Profª Diamantina Negrão, saudou o Município de Albufeira pelo investimento realizado, sublinhando que na área da educação física "não haverá muitas escolas no distrito que tenham três espaços para educação física fechados e que permitem ter três turmas em simultâneo, com as atuais condições dos balneários, ou os novos laboratórios. Tudo isto são outras condições que nos fazem olhar para o futuro com mais ambição para desenvolver aquilo que é o mais importante que são os nossos alunos", expressou.  O responsável saudou o facto de os monoblocos terem deixado de existir na escola graças ao novo investimento realizado.
 
Victor Ferraz, diretor do Agrupamento de Escolas de Ferreiras
 
 
 
 
Escola EB 2,3 Profª Diamantina Negrão