Economia

Ministra da Coesão visita projetos apoiados por fundos europeus no Algarve

Ana Abrunhosa - Foto X
Ana Abrunhosa - Foto X  
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, estará no Algarve esta terça e quarta-feira, para visitar projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos europeus geridos na região, em curso ou em fase de conclusão.

Hoje, a ministra estará em Loulé e São Brás de Alportel. Pelas 17h00, visita investimentos na criação de uma infraestrutura científica na área da Saúde, promovidos pelo Algarve Biomedical Center (ABC), numa parceria entre a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), em Loulé no valor global de 8,87 milhões de euros, com vista à criação de um centro de excelência de investigação equipado com tecnologia de ponta assente em seis pilares: banco de soro - seroteca, banco público de células do cordão umbilical, biobanco, centro de investigação entomológica, unidade de investigação avançada em tomografia computorizada e laboratório de genética clínica.
 
Às 19h00, a governante visita a ampliação e renovação de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia, em São Brás de Alportel, num investimento total de 3,5 milhões de euros. 
 
Na quarta-feira, a comitiva visita projetos em Faro, Olhão, Tavira e Castro Marim. Pelas 9h00, Ana Abrunhosa irá acompanhar as obras de ampliação, reabilitação e modernização da Escola Básica 2+3 Prof. Paula Nogueira, em Olhão. Com um investimento total de 4,5 milhões, esta operação aumentará a capacidade da escola de 20 para 24 salas de aulas.
 
Às 10h15, a ministra visita a construção do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO – Deficiência) da Casa do Povo do Concelho de Olhão, em Moncarapacho. Com um milhão de euros de investimento, esta intervenção visa remodelar e ampliar em 294 m2 a atual sede da Casa do Povo, com 775 m2 de área bruta inserido num terreno com área total de 2.757 m2, para a instalação de um CAO vocacionado para o apoio a portadores de deficiências, que, pela sua abrangência, pretendeu criar um CAO de referência para o concelho de Olhão e zonas periféricas.
 
Pelas 11h00, o périplo segue para uma visita à requalificação do Mercado de Moncarapacho e uma hora mais tarde, será visitada a construção do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO - Deficiência) da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPCDM), em Faro, num investimento total de 4,16 milhões. Pretende-se que nesta fase, aquela resposta social, tenha uma capacidade para o CAO de 32 utentes e para o Lar Residencial de 30 utentes.
 
Pelas 15h00, será realizada uma visita a investimentos em infraestruturas e equipamentos de Saúde do CHUA, em Faro, num investimento total de 7,19 milhões de euros, numa operação que promoveu a requalificação de serviços e equipamentos de saúde de diagnóstico e tratamento no CHUA, nas unidades hospitalares de Faro e Portimão, e alguns investimentos na unidade hospitalar de Lagos e nos Serviços de Urgência Básica de Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António.
 
Às 16h30, a ministra irá acompanhar as obras finais de reabilitação do Cine Teatro António Pinheiro, em Tavira, que passou a contar com a capacidade máxima de 590 lugares (divididos entre o balcão – sentados, e a plateia em pé) dos quais 368 lugares são sentados, sendo o resultado de um investimento total de 7,69 milhões de euros. 
 
Finalmente, pelas 17h30, Ana Abrunhosa estará na Ciclovia que liga Castro Marim à Praia Verde. A operação diz respeito à construção de uma ciclovia na EM 125-6, numa extensão de cinco quilómetros, com início na EN 125, no cruzamento que dá acesso à Praia Verde, e terminando na Espargosa (passando pelas povoações de Vista Real, Urbanização Quinta do Sobral e São Bartolomeu), onde vai ligar à extremidade da ciclovia já implantada e de acesso à vila de Castro Marim, num investimento total de 876 mil euros.