O Farense está de volta à I Liga de futebol, depois de sete vitórias consecutivas, sob o comando de José Mota, subindo do quarto ao segundo lugar, garantindo o regresso ao escalão principal após uma ausência de dois anos.
A equipa algarvia, segunda classificada com 66 pontos, festejou hoje ‘no sofá’ a subida de divisão – objetivo definido desde o primeiro dia da época –, juntando-se ao campeão Moreirense a uma jornada do fim do campeonato, ao beneficiar da derrota do Estrela da Amadora, terceiro com 60, na receção ao Nacional.
O técnico José Mota, de 59 anos, que no início de fevereiro sucedeu a Vasco Faísca no comando técnico do Farense, somou a sua quinta subida à I Liga, depois de duas com o Paços de Ferreira, uma com o Feirense e outra com o Desportivo das Aves.
O jogador mais preponderante foi o extremo Marco Matias, de 34 anos, com cinco golos e 11 assistências, mas Rui Costa, com nove tentos, os brasileiros Pedro Henrique (oito) e Lucão (sete, todos na condição de suplente utilizado) e o luso-romeno Cristian Ponde (seis golos e seis assistências) também se evidenciaram no ataque da formação de Faro.
Em 2020/2021, a equipa tinha regressado à I Liga, após 18 anos de ausência, mas foi relegada ao segundo escalão no final dessa temporada, ao terminar no 17.º e penúltimo lugar.
Festa da subida reservada para este domingo à noite.
Segundo o clube, o desfilie pelos ruas da cidade deverá começar às 20h00, com saída no Estádio de S. Luís, rumo à rotunda do hospital, Pontinha, Doca de Faro, Teatro Lethes, Mercado Municipal e regresso ao S. Luís.
Algarve Primeiro/Lusa