Sociedade

E-REDES instalou cabo submarino para levar energia à ilha de Cabanas de Tavira

 
A E-REDES, principal operador de rede de distribuição de Portugal continental, informou em comunicado, que concluiu a construção do troço de substituição para alimentar um apoio de praia na ilha de Cabanas de Tavira. A obra implicou a passagem de um cabo submarino de baixa tensão.

A obra rondou os 120 mil euros, garantindo a alimentação de energia em substituição da utilização de um gerador, que estava em funcionamento permanente desde o início da época balnear de 2023, devido a uma avaria do cabo de alimentação antigo, e que implicava o abastecimento diário de gasóleo.
 
Tendo em conta todo o enquadramento dos trabalhos, a empresa diz que foram contactadas as diversas entidades com jurisdição na zona da Ria Formosa e envolvente – ICNF, APA, Autoridade Marítima, Câmara Municipal de Tavira, para garantir uma solução consensual e tecnicamente viável para a concretização dos trabalhos. Foi ainda realizado um estudo de incidências ambientais envolvendo o ICNF e a CCMAR - Universidade do Algarve, tendo em conta a preservação da pradaria marinha que abriga várias espécies de fauna e flora com estatuto de proteção legal em Portugal.