A golfista da Associação Desportiva e Cultural da Quinta do Lago, Amélia Gabin, venceu a edição de 2024 dos campeonatos internacionais juniores da Finlândia, liderando a prova de sub-16 desde o primeiro dia.
Atual bicampeã nacional no escalão de sub-14, Amélia Gabin terminou a "Cognizant Cup"- Finnish International Junior Championship com um resultado final de 225 pancadas (+9), após voltas de 76, 75 e 74. A segunda classificada, a finlandesa Alma Bergroth, ficou a quatro pancadas de distância.
Amélia Gabin salientou que "após ter terminado a primeira volta na liderança, tentei manter-me focada e fazer o meu jogo. É o meu primeiro título internacional, muito importante na minha evolução, tal como foram os títulos nacionais dos últimos anos."
Miguel Franco de Sousa, presidente da direção da Federação Portuguesa de Golfe, referiu ser "motivo de grande orgulho cada vez que um português conquista uma vitória. A Amélia é uma atleta muito comprometida com o seu desenvolvimento desportivo, pelo que é uma vitória mais do que merecida".
Para além da algarvia, também Francisca Salgado (Vale de Janelas) participou neste evento, terminando no 5º lugar.
Esta foi a segunda vez que houve uma vitória portuguesa no torneio de sub-16 dos campeonatos internacionais juniores da Finlândia – todavia, a anterior foi alcançada na competição masculina, por Pedro Lencart, em 2015.
Todos os atletas lusos que competiram no Kymen Golf, no Kotka Golf Center, a leste de Helsínquia, estiveram em plano de destaque.
Na competição masculina de Sub-14 Francisco Reis (Vilamoura) ficou empatado na 3ª posição, a 11 pancadas do campeão, o finlandês Valtteri Lindroos.
Na prova de sub-16 de rapazes, ganha pelo golfista local Migel Mutikainen, competiram três atletas do Oporto Golf Club. O melhor foi Luís António Silva, que ficou em 5º "ex aqueo", enquanto Guilherme Grabner Moreira e Gabriel Sardo concluíram o evento empatados na 10ª posição.
A propósito da participação portuguesa nesta competição, o selecionador nacional Afonso Girão referiu que "Os nossos objetivos, para além dos resultados, são também comportamentais. De uma forma geral as prestações individuais foram boas, mas há sempre espaço para melhorar. A Amélia esteve muito bem, inclusive no aspeto comportamental".
FPG/Algarve Primeiro