O Município e a Associação Desportiva - Jardim Funcional, apresentaram esta quarta-feira, a primeira edição da Corrida da São Silvestre, que irá ligar Vila Real de Stº António a Monte Gordo, numa distância de 10 quilómetros com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Algarve.
Na apresentação que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, estiveram presentes o autarca Álvaro Araújo, o vereador do Desporto, Álvaro Leal, o presidente da associação Jardim Funcional, Fábio Moreno, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ, Custódio Moreno, e as ex-atletas olímpicas, Ana Dias e Ana Cabecinha.
A prova acontece no próximo dia 7 de dezembro, a partir das 17h30 com a corrida “Kids”. Pelas 18h00, será a São Silvestre, e às 18h05, a caminhada de 5 quilómetros. Mais informações e inscrições
aqui.
Álvaro Araújo, falou de mais um "grande evento" no concelho, com o registo, até ontem, de 600 inscrições. O autarca referiu-se à importância deste tipo de eventos que dinamizam a economia local.
Custódio Moreno, frisou que Vila Real de Stº António "sempre teve bons atletas" sendo um concelho que tem vindo a fazer "uma grande recuperação na área do Desporto, numa aposta na diversidade e na multiplicidade de ofertas", destacando "os grandes atletas que utilizam o Centro de Alto Rendimento".
O vereador Álvaro Leal, referiu-se a "uma prova popular" que conta também com atletas profissionais e equipas de outros países, dando os parabéns pela dinâmica associativa do Jardim Funcional e do seu responsável.
Fábio Moreno, agradeceu o apoio dos patrocinadores e entidades em especial ao Município. O promotor falou de uma "cidade convidativa a este tipo de iniciativas, e principalmente pelas poucas provas de atletismo que temos, acho que faz todo o sentido que esta esteja no nosso calendário". Realçou ainda a presença de Ana Dias e Ana Cabecinha, agradecendo a disponibilidade de ambas em estarem presentes e por terem aceitado o convite para serem as madrinhas da São Silvestre.
Ana Dias, falou do "enorme orgulho" em representar a prova, e lembrou que foi no concelho de Vila Real de Stº António que preparou muitos dos seus campeonatos: "muitos dos meus sonhos foram alimentados aqui, talvez num dos melhores centros que treinei na Europa pelas condições que tem". Sobre a sua participação na São Silvestre, a ex-atleta olímpica referiu ter dúvidas devido a uma lesão que ainda permanece, fruto da sua longa carreira.
Ana Cabecinha, acredita que o evento "vai ser um êxito". Deu os parabéns ao Município por ter apoiado o projeto, e disse que perspetiva-se a realização de uma prova do Campeonato Nacional na pista de Vila Real de Stº António: "já não vai ser para mim, porque como atleta de alta competição, a minha carreira terminou nos Jogos Olímpicos de Paris, e já não irei aos campeonatos de Portugal, mas vai ser muito bom que seja em Vila Real de Stº António, porque o Algarve já merece", lembrando que durante a sua carreira, deslocava-se a outras zonas do país, quase todos os fins de semana.
A representante do Clube Oriental de Pechão, confirmou estar a treinar para participar na São Silvestre de 7 de dezembro.