S. Brás de Alportel
O piloto português Diogo Gogo desenvolveu nos últimos anos uma carreira a nível internacional.
De um início de carreira nos kartings, à semelhança de tantos outros pilotos, passando como piloto oficial da Peugeot Rally Academy no Campeonato Europeu de Ralis, Diogo Gago foi Embaixador da marca Peugeot em Portugal.
Algarvio nascido em São Brás de Alportel, Diogo Gago conta com um grande palmarés facto que chamou a atenção dos responsáveis da marca francesa.
Na base da crescente experiência ao nível dos ralis, nacionais e com algumas incursões em variados troféus além-fronteiras, Diogo Gago, tem conduzido diferentes viaturas, muitas delas do Grupo PSA. Em 2012, aos comandos de um Peugeot 206 GTi, conquistou o Desafio Modelstand e a Categoria 1 do Open Portugal de Ralis, sendo o melhor entre os carros de duas rodas motrizes (2RM).
Em 2013 fez a sua estreia internacional nas fileiras do troféu Peugeot 208 Rally Cup, vulgo «Volant Peugeot», onde o piloto algarvio deu nas vistas, adaptando-se bem a uma realidade desportiva muito diferente da que estava habituado em solo nacional e, também, a um carro competitivo e exigente, como o Peugeot 208 R2.
Algumas boas exibições ao longo do ano culminaram com o seu primeiro pódio, no Rali Condroz, a prova de encerramento da época. Em Portugal, o Peugeot 208 R2 contribuiu também para que conquistasse o 3º lugar no nacional 2L/2WD (motor até 2.0 litros e duas rodas motrizes).
2014 foi o seu ano mais internacional e, também, o de maior sucesso fora de portas. Sagrou-se o vencedor da categoria Júnior do «Volant Peugeot», concluindo a época no 4º lugar na geral do «Volant Peugeot», com dois segundos lugares como resultados mais expressivos, e sendo considerado, em alguns meios, a revelação do ano.
Uma performance que lhe valeu um prémio adicional, ao ser nomeado pela Peugeot Sport para disputar, em 2015, algumas provas do Europeu de Ralis (ERC) aos comandos de um 208 R2 oficial. É assim o primeiro piloto português integrado na estrutura oficial da marca francesa.
A sua primeira prova em 2015 como piloto oficial da Peugeot Rally Academy foi o Rali Liepäja (Letónia), naquela que foi a sua primeira participação num rali em neve, tendo alcançado o 7º lugar do campeonato ERC Junior e o 10º posto da categoria ERC3. Duas semanas depois, nova experiência e outra estreia absoluta no Circuito da Irlanda. Num feudo habitual dos pilotos locais, mas sem se intimidar num terreno difícil e enlameado, Gago obteve um 4º lugar em ambas as categorias, Juniores e ERC3.
Em 2018 recebeu um voto de louvor do Município de São Brás de Alportel pelo empenho e pela vitória, no Rali dos Açores, cujo resultado pontuou para o Campeonato da Europa de Ralis.