A 19.ª Gala do Desporto de Albufeira, foi realizada no passado dia 7 de novembro, ao Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados, para homenagear 387 atletas, equipas técnicas e dirigentes de 14 clubes do concelho, praticantes de 19 modalidades, que se sagraram campeões na época desportiva de 2023-2024.
Conforme adianta nota do Município, o momento alto da noite foi quando o presidente da Câmara Municipal anunciou “em primeira mão”, que Albufeira venceu a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2026. “Este é um momento histórico para Albufeira”.
Sobre a Gala do Desporto, afirmou que: “Há 19 anos que organizamos esta Gala do Desporto em formatos diferentes, mas com uma evolução para melhor. Nos últimos três anos temos vindo a adotar um modelo que nos parece bastante interessante, mas que pensamos que pode ainda melhorar.” O autarca referiu estarem presentes todas as modalidades existentes no concelho, as quais são apoiadas pela autarquia, desde “a transferência de verbas, manutenção dos equipamentos desportivos, apoio logístico, transportes e para além deste apoio ao desporto dito formal, também temos apoiado o desporto informal, como as caminhadas” e outras modalidades, com destaque para a Corrida/Marcha do Pai Natal, em parceria com o IPDJ.
Fazendo uma retrospetiva dos diversos eventos desportivos que ocorreram no Município, José Carlos Rolo destacou a Festa do Basquetebol Juvenil Sub 14 e Sub 16, que junta anualmente mais de mil atletas aquando do período da Páscoa. O edil sublinhou, igualmente, a importância dos técnicos desportivos, dos dirigentes e familiares na vida dos atletas, acentuando o forte dinamismo do movimento associativo local, pelo que todos os apoios a esta área “não podem ser entendidos como uma despesa, mas antes como um investimento.” José Carlos Rolo concluiu ainda que o desporto é um dos grandes “transmissores de valores, como a tolerância, a justiça, a disciplina, a amizade e a ética desportiva.”
Já Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo Desporto e Juventude, que coordenou a candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto, referiu que a mesma implicou um trabalho de mais de três anos. “Refira-se que não estivemos neste período a criar propositadamente as condições para esta candidatura, pois esta vitória é o resultado de todo um trabalho anterior, de um
grande know-how e de uma equipa de excelência”. O responsável afirmou que “quando queremos mostrar empenho, somos mesmo muito bons. Há muito investimento por concluir, do qual destacamos a construção do Centro Associativo e Desportivo de Albufeira e, sem falsa modéstia, podemos afirmar que somos um concelho com condições ímpares no país para a prática desportiva”. À semelhança de José Carlos Rolo, Cristiano Cabrita elogiou o empenho e dedicação dos treinadores e dirigentes dos clubes, bem como dos Embaixadores da candidatura e da população de Albufeira.
A Gala do Desporto contou com a atuação dos alunos da Associação SOUL, que recentemente participaram no Campeonato do Mundo de Hip Hop. Houve mais dois momentos de animação, nomeadamente pela SOUL e por um trio feminino de Ginástica Acrobática da ACRO Al-Buhera, intercalados com os discursos, entrega de medalhas e visionamento de vídeos.
Antes do final do evento, que foi assinalado com o hino da candidatura, interpretado por César Matoso, o presidente da Assembleia Municipal, Francisco Oliveira, salientou a importância da iniciativa, manifestando a satisfação pela vitória de Albufeira no que respeita à candidatura a Cidade Europeia do Desporto. “O Desporto é um nivelador social” que “abraça as nossas diferenças e empurra-nos para um rumo comum. É pois, uma atividade humana que nos permite ser melhores sem nos destruirmos. Possui valores que nos ensinam algo para o futuro de modo mais universalista e humanista e que devem sobreviver à nossa existência”, concluiu.