Ambiente

Zoomarine volta a oferecer milhares de árvores na 8ª edição da “Operação Montanha Verde”

Zoomarine volta a oferecer milhares de árvores na 8ª edição da “Operação Montanha Verde”
Zoomarine volta a oferecer milhares de árvores na 8ª edição da “Operação Montanha Verde”  
Foto - Freepik
A “Operação Montanha Verde” está de volta para a 8ª edição deste programa ambiental e de cidadania.

Em 2023, o Zoomarine volta a oferecer milhares de árvores que, na sua grande maioria, serão plantadas na Universidade do Algarve, na sequência de uma parceira técnica e científica entre ambas as entidades. Esta ação ecológica que será aberta a todos os interessados, nos dias 25 e 27 de novembro, decorrerá em articulação com o Congresso Nacional de Ecologia (www.speco.pt/22ene/22ene-programa).
 
Iniciada em 2016, pelo Zoomarine, a “Operação Montanha Verde” já ofereceu a várias entidades públicas da região, incluindo câmaras municipais, Universidade do Algarve, escolas e cooperativas de agricultores, mais de 126 mil árvores, de 99 espécies, das quais 79 mil já foram plantadas, em 25 áreas, com o auxílio de 8.230 voluntários.
 
O Zoomarine assegura a compra e entrega dos espécimes escolhidos, um seguro para os voluntários, os instrumentos necessários (luvas, pás, enxadas, baldes), alguma fruta e bebidas. A ALGAR SA, como parceira estratégica desde o primeiro ano, voltará a produzir e oferecer o composto NutriVerde®, que ajudará na fase inicial de crescimento das plantas (é um composto orgânico que resulta do tratamento e compostagem dos resíduos verdes provenientes de atividades da região do Algarve (jardinagem e agricultura), estando certificado como fator de produção em agricultura biológica).
 
Os interessados em “deitar mãos à terra” e ajudar a plantar (dias 25 e/ou 27 de novembro), deverão inscrever-se em dois portais específicos: https://OMV25nov.eventbrite.pt (dia 25, sábado) ou https://OMV27nov.eventbrite.pt (dia 27, segunda-feira). As inscrições são gratuitas. 
 
Os terrenos no campus de Gambelas estarão preparados de antemão, pelo que a cada voluntário apenas se pede, algum tempo (30 a 120 minutos). As plantações decorrerão entre as 09h00 e as 12h00, em ambos os dias.