A distinção reconhece o trabalho desenvolvido pela WallRide na promoção da inclusão, equidade racial, assim como o fortalecimento da comunidade do skate em Portugal.
Como tal nos dias entre 27 de fevereiro e 2 de março, a associação organiza um evento que compreende uma série de atividades, desde palestras, aulas de skate e mostras de cinema.
Viriato Villas-Boas, presidente da WallRide, afirma que “com o aumento visível dos extremismos políticos e sociais, nunca foi tão urgente reconhecer e navegar o assunto do combate ao racismo. O desporto, e o skate em particular, são perfeitas analogias para a sociedade geral, e desde o seio da nossa comunidade local, até aos desenvolvimentos internacionais, vemos com uma clara urgência o desenvolvimento de mecanismos que combatam o sofrimento humano, na ótica da educação, do trabalho social, de políticas publicas, assim como no nosso quotidiano e ações individuais.”
Acrescentando que, “os painéis de discussão na UALG tentam refletir um pouco a globalidade do problema, assim como a pluralidade de vozes necessárias para encontrar soluções duradouras, sendo que teremos skaters, académicos, representantes camarários e governamentais, membros da sociedade civil, e outros sentados à mesma mesa em torno de diálogos improváveis, mas altamente necessários”.
Villas-Boas afirma que “nada disto seria possível sem a generosidade da The Good Push Initiative/Staeistan, da equipa da WallRide que trabalha incessantemente para o melhorar o mundo que nos rodeia, e os parceiros que aceitaram este desafio”.
A Goodpush Alliance, uma iniciativa liderada pela Skateistan, tem como objetivo promover a colaboração e partilha de conhecimento entre projetos sociais de skate em todo o mundo. Através de uma variedade de recursos, workshops e prémios, a Aliança procura maximizar o impacto coletivo das iniciativas de skate.
O Fundo Pushing Against Racism, estabelecido pelo Grupo de Trabalho Pushing Against Racism, representa um passo proativo na promoção de uma cultura antirracista dentro da comunidade global do skate.
Este ano, a Goodpush Alliance recebeu um número recorde de 158 candidaturas provenientes de seis continentes. Após uma rigorosa avaliação, foram selecionadas 12 iniciativas de 11 países para receber subsídios num total de 15.000 dólares.
Mais informações sobre o programa do evento em https://www.facebook.com/wallride.pt