Desporto

Volta ao Algarve: Subida à Fóia vai atribuir primeira amarela e começar a definir a geral

Foto - Volta ao Algarve (Facebook)
Foto - Volta ao Algarve (Facebook)  
Os candidatos à vitória na 51.ª Volta ao Algarve em bicicleta têm hoje o seu primeiro teste, na chegada ao alto da Fóia, ponto final da segunda etapa, a primeira a contar depois da anulação da tirada inaugural.

PUB

Após o colégio de comissários ter decidido anular a primeira etapa, na sequência de um erro de sinalização que levou parte do pelotão a falhar a meta em Lagos, os tempos para a geral final começarão hoje a contar, nos 177,6 quilómetros a partir de Lagoa.

O triunfo na Fóia, no final de uma jornada que tem início marcado para as 12:00 e que inclui cinco contagens de montanha, a última das quais a coincidir com a meta, valerá, assim, a primeira amarela.

As dificuldades da ‘viagem’ começam logo ao quilómetro 36,6, onde o pelotão encontrará a contagem de terceira categoria da Picota, que antecede uma da mesma dificuldade em Alferce (99).

O terceiro teste montanhoso será novamente de terceira categoria, desta feita em Marmelete (141,5), pouco antes de os ciclistas encontrarem a meta volante de Monchique (155,4), que distribui seis, quatro e dois segundos pelos três primeiros classificados.

Ao contrário do que tem acontecido, a subida final, com 8,4 quilómetros de extensão, faz-se pela vertente norte da serra, com zonas de inclinação menos constantes e alguns troços de maior dificuldade, nomeadamente a 3,5 quilómetros do final, onde a pendente média é de 10%.

Esta nova opção faz também com que o pelotão ‘encadeie’ a escalada final com a subida da Pomba, de segunda categoria, cujo ponto alto dista apenas 3.100 metros das primeiras rampas da Fóia.

Os pretendentes ao triunfo final não deverão descurar o facto de, em edições anteriores, o vencedor desta etapa ter coincidido com o campeão, como aconteceu com Michal Kwiatkowski, em 2018, Tadej Pogacar, em 2019, e Remco Evenepoel, em 2020.

A chegada à Fóia está prevista para as 16:36.

Lusa