Depois de conquistar a liderança da geral no alto da Fóia, o jovem de 20 anos enfrenta uma jornada teoricamente tranquila nos 183,5 quilómetros da terceira tirada, que começa às 12:00 na Praça Marquês de Pombal.
Após 97,9 quilómetros essencialmente planos, o pelotão encontra a contagem de montanha instalada em Mercador, rumando, depois, a nova terceira categoria, desta feita em Faz Fato (139,3).
Antes do sprint final, a meta volante de Vila Real de Santo António distribuirá segundos de bonificação ao quilómetro 158,9.
Depois de a etapa inaugural ter sido anulada, a terceira tirada será a primeira oportunidade para os homens mais rápidos do pelotão erguerem os braços, com a habitual chegada à Avenida Zeca Afonso, em Tavira, prevista para as 16:40.
Jan Christen não deverá ter problemas em segurar a amarela, já que tem quatro segundos de vantagem sobre o seu companheiro português João Almeida, com o belga Laurens de Plus (INEOS) na terceira posição, a 13 segundos.
A 51.ª Volta ao Algarve arrancou na quarta-feira, em Portimão, e acaba no domingo, com um contrarrelógio que termina no alto do Malhão.
Lusa