Depois das regiões da Madeira e do Dão, chegou a hora de rumar a sul, para documentar os vinhos algarvios, através do Guia de Vinhos da Região do Algarve, lançado por Luís Gradíssimo, durante o mês de abril.
Segundo nota enviada ao Algarve Primeiro, este guia assume-se "como uma das mais diversas mostras do potencial vínico da região do Algarve", avaliando 126 vinhos de 26 produtores diferentes.
De acordo com Luís Gradíssimo, o Algarve é hoje "uma região cheia de diversidade, que nos leva à produção de perfis bastante diferenciados, não só pela diversidade de castas, mas também pelos diferentes processos, afirmando-se como uma região emergente no mapa vínico nacional, surpreendendo cada vez mais os consumidores e profissionais com vinhos de qualidade, identidade e expressão territorial."
Para cada vinho avaliado, o guia oferece informações detalhadas sobre o ano de colheita, castas, notas sobre a vinificação e dados analíticos como teor alcoólico, açúcar residual e acidez. A publicação pretende ser uma ferramenta de consulta prática para profissionais da hotelaria, restauração e enotecas, que poderão utilizá-la para selecionar com facilidade, "vinhos de qualidade, mas também uma publicação de fácil consulta para o consumidor em geral, de modo a guiar as escolhas de um modo esclarecido e informado", acrescenta a nota.
O Guia de Vinhos já está disponível em formato físico na Amazon, com o valor de lançamento de 13,24 euros, podendo ser adquirido a partir deste link.