Sociedade

Vilamoura vai ter sistema de videovigilância

CM Loulé
CM Loulé  
O Ministério da Administração Interna, aprovou no passado dia 21 de março, a instalação de videovigilância no espaço público de Vilamoura.

PUB

Em comunicado, o Município de Loulé informa, que o sistema que será instalado nas zonas contíguas à Marina de Vilamoura e aos seus acessos, contempla 49 câmaras, "servindo como instrumento auxiliar e complementar das forças de segurança". 

A autarquia reforça que o objetivo passa por aumentar a perceção de segurança, "quer dos residentes e trabalhadores, como também das pessoas que visitam e escolhem Vilamoura como destino de férias". 

O comunicado adianta que o sistema de videovigilância funcionará ininterruptamente, vinte e quatro horas por dia, em todos os dias da semana, não sendo permitida a captação e gravação de som, apenas recolha de imagens, uma vez que o equipamento será operado de forma a garantir a efetiva salvaguarda da privacidade e da segurança em espaço público.

A Guarda Nacional Republicana será a entidade responsável pela monitorização e tratamento de imagens, cabendo à Câmara Municipal de Loulé a sua instalação, através de concurso público estimado em cerca de 900 mil euros, que será lançado em breve.

Numa segunda fase, é intenção das duas entidades, continuar a implementar sistemas de videovigilância públicos em Quarteira e Almancil, estando já a decorrer trabalhos de análise e verificação dos locais para a sua implementação, em articulação com as juntas de freguesia, confirma o Município.