O restaurante B&G do Vilalara Thalassa Resort, situado em Porsches, concelho de Lagoa, apresenta um novo conceito com uma nova carta de degustação designada por “Maré”.
Sob a orientação do Chef residente Diogo Pereira e do Sommelier Vitaliy Lesyuk, o novo menu apresenta uma seleção de pratos que celebram a autenticidade e os melhores sabores da cozinha regional algarvia.
Para o Chef Diogo Pereira: “O nosso objetivo é permitir que um produto de qualidade excecional se destaque por si só e que seja apreciado em toda a sua autenticidade. Queremos proporcionar uma experiência onde seja possível saborear em pleno a frescura e a riqueza dos sabores algarvios."
"Estabelecemos e valorizamos uma ligação estreita com os produtores locais e focamo-nos na simplicidade, tendo em conta também a redução da nossa pegada ambiental. Ao escolhermos produtos provenientes da região, conseguimos encurtar ao máximo o tempo entre a sua colheita ou pesca e a sua utilização na cozinha, contribuindo assim de forma máxima para a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais locais", conclui Diogo Pereira.
Conforme explica o Vilalara, a experiência gastronómica inicia-se com Pão de massa mãe, feito com farinha de trigo nacional por um padeiro local. É servido com manteiga caseira de fermentação natural, aromatizada com algas da costa algarvia, como 'alface do mar' e 'cabelo de velha'.
No trio de pequenos petiscos algarvios, nota para a cavala marinada com garum - um tempero de origens romanas, resultado da fermentação de peixes azuis com sal ao longo de vários meses. O garum utilizado no restaurante B&G é proveniente das cubas romanas de Tróia, recentemente recuperadas para produzir novamente esse tempero ancestral. Além disso, destaque para o caranguejo cozinhado ao natural, temperado com laranja de Silves, e para a moreia seca ao sol, frita em azeite virgem extra e temperada com melaço da Madeira e malaguetas secas.
Nas entradas, destacam-se os sabores do peixe e marisco da costa algarvia. Entre as opções, está o carabineiro em crudo e sua cabeça grelhada, originário de Vila Real de Santo António; as Vieiras frescas com arjamolho de Silves, um molho produzido a partir de tomates, pepino e pimentos levemente macerado com azeite e vinagre; o tártaro de atum, ervas frescas e ovas de truta; o bonito braseado da costa algarvia; ou as ostras da ria de Alvor preparadas num escabeche.
Além dos pratos de carne, o restaurante B&G apresenta quatro sobremesas com inspiração nos melhores sabores da região, como é o caso da tangerina do Algarve aromatizada com poejos; o chocolate e alfarroba, ou o pastel de nata reinventado por um mestre pasteleiro há mais de três décadas.
A nova experiência gastronómica do B&G, no Vilalara Thalassa Resort, está disponível a partir de 98 euros para a opção de 6 momentos, sendo que o espaço está aberto de terça-feira a sábado, das 19h00 às 22h00, tanto para hóspedes como para o público em geral.