Sociedade

Vila Real de Santo António e Aljustrel partilham políticas de envelhecimento ativo

Fotos - VRSA
Fotos - VRSA  
Mais de 350 seniores dos municípios de Vila Real de Santo António e Aljustrel participaram, esta quinta-feira, num encontro intermunicipal dedicado à promoção do envelhecimento ativo e à valorização das comunidades seniores.

PUB

A iniciativa decorreu ao abrigo de um protocolo de intercâmbio para a promoção de políticas de envelhecimento ativo, formalizado entre os dois municípios. De acordo com o Município de Vila Real de Stº António, "o acordo reflete o compromisso conjunto de investir na qualidade de vida das populações mais envelhecidas, promovendo a igualdade de oportunidades e combatendo o isolamento e os preconceitos associados à idade", explica em nota divulgada.

Em Vila Real de Santo António, a ação esteve ainda integrada no projeto Cuidar de Quem Cuidou, promovido pelo Gabinete Municipal de Saúde, dirigido a munícipes com 65 ou mais anos, com vulnerabilidades associadas, e tem como objetivo, reforçar os cuidados de proximidade e fomentar uma cidadania ativa e saudável.

A jornada teve início na Praça Marquês de Pombal, onde os participantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, e pela vice-presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Paula Lampreia. O momento simbólico marcou o arranque oficial do protocolo de cooperação entre os dois territórios.

Seguiu-se uma visita ao centro histórico da cidade pombalina e uma viagem à vizinha cidade de Ayamonte, em Espanha. A jornada terminou com um almoço de confraternização.

Segundo Álvaro Araújo, presidente da autarquia vila-realense, «esta parceria com o Município de Aljustrel é um exemplo claro de como é possível unir esforços para gerar respostas eficazes e inovadoras para os desafios do envelhecimento. Ao promovermos o encontro entre comunidades, criamos um território mais coeso, solidário e inclusivo».

O protocolo agora formalizado prevê ainda o desenvolvimento de projetos conjuntos, a partilha de recursos e boas práticas, bem como a possibilidade de candidaturas comuns a fundos comunitários.