Este espetáculo celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos através da música, reunindo em palco um conjunto de artistas locais: Henrique Fernandes e Susana Travassos (voz), André Oliveira e André Ramos (guitarra), Luís Horta (piano), Mário Sousa (bateria) e Ricardo Cordeiro (baixo). A entrada é livre.
Nota do Município, refere que o concerto "revisita temas marcantes da revolução, num tributo emotivo à liberdade e à música que marcou a história do país", num "momento de encontro entre gerações, onde a cultura serve de ponte entre o passado e o presente".
Durante o dia, as celebrações têm início às 8h00 com o tradicional hastear das bandeiras, passando pelas sedes de junta de freguesia e terminando na Câmara Municipal. Às 10h45, a Praça Marquês de Pombal acolhe as Corridas da Liberdade, iniciativa que une desporto e cidadania.
Às 11h00, o Centro Cultural António Aleixo recebe a sessão solene comemorativa da Assembleia Municipal. Já ao final da tarde, pelas 17h00, haverá baile com o Grupo Gerações, na Zona Poente de Monte Gordo.
A programação inclui ainda várias iniciativas culturais, como a exposição «Pela Paz, por Abril» e o espetáculo poético-musical «Liberdade – a Lei, a Regra – 1975/2025», dinamizado por Afonso Dias, no dia 22 de abril, às 18h00, na Biblioteca Municipal.
Destaque ainda para mais uma sessão do «Arquivo entre Histórias», no Arquivo Histórico Municipal, no dia 24 de abril, às 18h00, conduzida por João Pereira e com o tema «Registos dos presos políticos do Baixo Guadiana durante o Estado Novo».
As comemorações do 25 de Abril são promovidas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.