Sociedade

Vila Real de Santo António aumenta em 90% o número de refeições servidas nas escolas

Foto - CM VRSA
Foto - CM VRSA  
As escolas do concelho de Vila Real de Santo António registaram um aumento no número de refeições escolares servidas, fruto da implementação da gratuitidade das refeições para todos os alunos, medida adotada pela autarquia em janeiro de 2024.

Comunicado do Município de VRSA, explica que a iniciativa, "além de representar um importante apoio às famílias em tempos de maior pressão económica, também tem promovido hábitos alimentares saudáveis entre as crianças do concelho, contribuindo para o seu bem-estar físico e cognitivo".
 
Com esta medida, a autarquia reforça que os refeitórios escolares servem em média, 1700 refeições diárias neste ano letivo de 2024/2025, um aumento de cerca de 90% face ao ano letivo anterior.
 
"A qualidade e a quantidade dos alimentos são asseguradas e adaptadas às diferentes faixas etárias, garantindo que todas as crianças, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, recebem refeições nutricionalmente equilibradas e adequadas às suas necessidades específicas", realça a entidade, referido que o serviço de refeições escolares, supervisionado pela empresa QualiXXI, que realiza auditorias periódicas aos refeitórios, obteve a classificação de «Muito Bom» em todas as avaliações realizadas no mês de outubro. Os resultados das auditorias sublinham o elevado nível de higiene e organização observado nos estabelecimentos escolares, supervisionados através do sistema HACCP", lê-se no  documento divulgado.
 
A autarquia adianta que neste aspeto, as ementas são elaboradas pelos diretores dos agrupamentos escolares e seguem as diretrizes do referencial para uma «Oferta Alimentar Saudável», promovendo uma dieta equilibrada e adequada às necessidades dos alunos. Além disso, o município esclarece que tem apostado em adquirir produtos a fornecedores locais, "promovendo a economia do concelho e contribuindo para a sustentabilidade ambiental".
 
Dado o aumento da procura e dos custos associados à aquisição de géneros alimentares, foi necessário realizar um aditamento aos contratos de delegação de competências estabelecidos entre a autarquia e os agrupamentos de escolas.
 
O montante destinado ao fornecimento de refeições foi reforçado em mais 100 mil para o Agrupamento de Escolas D. José I, totalizando agora 350 mil euros, e em mais 50 mil euros, para o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, somando agora 150 mil euros.
 
No total, o município irá investir, no presente ano letivo, nas cantinas escolares, meio milhão de euros.
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, «a gratuitidade das refeições escolares é uma resposta social essencial num momento de grande exigência para muitas famílias. Ao garantir que todas as crianças têm acesso a uma alimentação de qualidade, estamos não só a promover a igualdade de oportunidades no contexto escolar, mas também a contribuir para o seu desenvolvimento saudável e para o sucesso escolar».