Está em curso, desde o passado mês de fevereiro, a empreitada de construção de 31,531 km da Ecovia e Ciclovia do Litoral Sudoeste do concelho, que representa um investimento global de 1.627.100,00 euros.
O município fala de um projeto estruturante em termos de mobilidade e da atratividade do território, já que será "um importante passo na construção de um município sustentável e amigo do ambiente", destaca em comunicado.
O traçado da ecovia constituído por 26,081 km irá ligar Sagres ao concelho de Aljezur. A ciclovia irá proporcionar 5,450 km de percurso ciclável entre o Cabo de São Vicente e a rotunda das quatro estradas de Sagres. A definição do percurso teve como princípio "a utilização preferencial de vias existentes, de tráfego reduzido e elevado valor paisagístico", explica no documento.
A ecovia e a ciclovia têm características diferentes, enquanto a ecovia visa, tendencialmente servir viagens de bicicleta ao longo da costa (N/S) e de maior distância e duração, a ciclovia é um percurso ciclável de menor extensão que serve de ligação entre diversos pontos de interesse no percurso, essencialmente litoral e praias, explica a câmara.
A obra será comparticipada pelo Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) no valor de 630.585,22 euros. O restante será suportado pela Câmara Municipal.