A Câmara de Vila do Bispo, lançou uma campanha para sensibilizar os residentes e turistas a pouparem água, no sentido de salvaguardar o futuro dos recursos hídricos do Algarve, foi hoje anunciado.
A campanha, designada “Pense bem antes de gastar”, com mensagens em português e inglês, refere “que cada momento de desleixo e inação contribui para agravar uma situação que já é crítica”, informou aquele município em comunicado.
No mesmo sentido, as mensagens realçam que “Pequenas mudanças nas rotinas de cada um podem ter um grande impacto no todo”, "O clima mudou e nós também temos de mudar" e "Quando a água não cai do céu, torna-se o bem mais precioso e todos temos de poupar".
De acordo com a autarquia, a iniciativa pretende apelar à “responsabilidade individual”, através de informações distribuídas no espaço público, na imprensa, hotelaria, entidades turísticas e comerciais, escolas, juntas de freguesia e serviços municipais.
A Câmara de Vila do Bispo recorda que todos os 16 municípios do Algarve estão obrigados a reduzir os consumos de água em 10%, comparativamente com os de 2023.
Esta e outras restrições foram decretadas pelo Governo para reduzir os consumos de água no Algarve, região que se mantém em estado de alerta devido à escassez hídrica.
De acordo com a Câmara de Vila do Bispo, o município implementou diversas medidas para a redução dos consumos de água, entre as quais a redução da pressão na rede de abastecimento, deteção de fugas e a colocação de contadores inteligentes para garantir uma medição eficiente.
Ao mesmo tempo, adianta, foram suspensas as regas de todos os espaços verdes públicos, encerradas fontes, fontanários e bicas públicas e aumentado o tarifário de acordo com as orientações da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR).
Lusa