Sociedade

VIII Encontro de Freguesias do Algarve realiza-se em São Brás de Alportel

João Carlos Simões, coordenador regional da ANAFRE Algarve
João Carlos Simões, coordenador regional da ANAFRE Algarve  
A delegação regional do Algarve da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) organiza, no dia 7 de março, o VIII Encontro de Autarcas de Freguesias do Algarve, no Cineteatro de São Brás de Alportel.

PUB

Com o tema ‘Valorização das Freguesias e o Poder Local’, o evento visa destacar projetos inovadores e de relevância socioeconómica desenvolvidos nas freguesias do Algarve, assim como promover a troca de experiências e boas práticas entre autarcas de todo o país.

O programa, que está a ser ultimado, tem início às 14h30 e inclui diversas apresentações alinhadas com a missão da ANAFRE de promover, defender e dignificar o poder local.

Este encontro acontece numa altura em que o diploma que prevê a desagregação de 135 freguesias e a consequente criação de 302 novas freguesias, foi devolvido à Assembleia da República, após o Presidente da República ter decidido pela sua não promulgação. Relativamente a este processo, das 16 Uniões de Freguesias atualmente existentes no Algarve, 8 demonstraram  vontade pela desagregação e que darão origem a 17 novas freguesias, alterando o mapa autárquico do Algarve das atuais 67 Freguesias para 76. 

Por outro lado, cerca de 68% dos autarcas de Freguesia estão a exercer o seu último mandato,  o que se afigura um enorme desafio para todos.

João Carlos Simões, coordenador regional da ANAFRE Algarve, sublinha que “este encontro é uma oportunidade para refletir sobre a importância das freguesias no contexto de poder político local, regional e nacional.” 

Para o também presidente da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro, “a dignificação do poder local passa, em primeira instância, por este órgão de proximidade, sendo crucial que todas as freguesias, independentemente do seu tamanho ou localização, sejam reconhecidas como pilares fundamentais para o desenvolvimento das nossas comunidades.”

Por isso, João Carlos Simões considera que “o encontro do dia 7 de março será uma excelente ocasião para debatermos estas questões e partilharmos as boas práticas que já estão a ser implementadas nas nossas freguesias.”