A iniciativa é da Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão (APOS) e conta com o apoio do Município.
Nota da autarquia revela que, o dia dedicado a Borys Skossyreff inclui o visionamento de um documentário sobre a sua vida e passagem por Olhão, onde permaneceu durante cerca de seis meses. O filme foi patrocinado pelo Governo de Andorra, em parceria com várias entidades privadas de diversos países, tendo sido filmado em Olhão, em 2023.
O documentário foi apresentado pela primeira vez no Festival de Cinema de Montreal no dia 7 de novembro de 2024, sendo agora exibido na terra que lhe deu o cenário.
Em Olhão, Boris conheceu figuras como Francisco Fernandes Lopes e Carlos Fuzeta, entre outros, e foi com a ajuda deste último que conseguiu um passaporte português por um ano e seguiu num barco para França, onde viveu muitas outras aventuras. Neste dia, o público poderá conhecer melhor o homem que fugiu da revolução soviética em 1917.
Participam no seminário, que inclui a apresentação do documentário e a intervenção de vários especialistas, a ministra da Cultura e a embaixadora do Principado de Andorra, o realizador do documentário, o presidente do Município de Olhão e o presidente da APOS.