Durante uma semana intensa de treinos e competição (12 a 18 de maio), a equipa portuguesa enfrentou condições meteorológicas exigentes e competiu ao lado de nove equipas oriundas de países como França, Noruega, Dinamarca, Suíça e Portugal. A prova é uma referência na classe RS Venture Connect.
A equipa portuguesa chegou ao penúltimo dia da competição em 1.º lugar da geral. Apesar de um dia final menos positivo, Guilherme Ribeiro e Pedro Reis asseguraram o segundo lugar, superando a equipa francesa bicampeã do mundo. A equipa italiana foi a grande vencedora da edição deste ano.
Segundo o velejador Guilherme Ribeiro “foram sete dias de evolução intensa, onde conseguimos testar afinações importantes no barco e reforçar o nosso trabalho em equipa. Sair daqui com um 2.º lugar, à frente de equipas com enorme experiência internacional, dá-nos motivação para continuar a crescer”.
A participação da Vela Solidária na Swiss Cup conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, da Federação Portuguesa de Vela e da Hansa Classe Portugal. A organização da prova ficou a cargo do Club Nautique Prangins, que todos os anos recebe esta competição de referência na vela inclusiva europeia.
A Vela Solidária é um projeto de inclusão social através da vela, sediado em Portimão, que promove a prática da modalidade junto de pessoas com diversidade funcional.