Ussumani Djumo descreveu que "foi um sentimento de felicidade gigante, eu sabia que era capaz, que conseguia, e tenho andado a treinar bastante. Sei que consigo fazer melhor. Foi um fim de semana cheio de emoções. A minha família está muito feliz, estão no Algarve e na Guiné a acompanhar os meus campeonatos. O apoio deles é muito bom."
Djumo disse que: "chegar a esta prova para decidir o campeão do norte de Portugal pela segunda vez e vencer foi um sentimento de superação, o ano passado tentei e fui vice-campeão do Norte. Estou muito orgulhoso. Correu tudo bem e consegui alcançar 2 novos recordes pessoais no 60 metros e 60 metros barreiras, agora é continuar a trabalhar e a superar-me".
O atleta finalizou afirmando que: "tornei-me recordista dos 60 metros barreiras do clube onde agora pertenço, o Olímpico Vianense, um recorde que pertencia a Nuno Pereira e que se mantinha há 23 anos. Conseguir ser campeão em Portugal num país que me acolheu e nesta cidade de Viana do Castelo onde sou tão bem recebido, é excelente para mim, é muito inspirador e motivador! Agora estou a preparar-me para novos voos. O foco é chegar o mais longe possível. Quero chegar ao nível mais alto da minha carreira e participar nos próximos Jogos Olímpicos em Los Angeles. Seria também uma honra para mim conseguir representar as cores da Guiné-Bissau ao mais alto nível. Estou na luta para consegui-lo."
Nuno Pereira, que faz parte da história do desporto de Viana do Castelo, felicitou o clube e o atleta: "Após 23 anos alguém bateu o recorde de Viana do Castelo que era meu, e tinha de ser do meu clube Olímpico Vianense. Parabéns Campeão Ussumani Djumo."
Fernando Alves, presidente do Clube referiu que: "esta época já são dois os recordes batidos, ambos de "olímpicos" por "olímpicos". O Clube de Atletismo Olímpico Vianense garantiu nesta prova em Braga, sete pódios no Campeonato do Norte de pista coberta.
Ussumani Djumo, Luso-Guineense de Armação de Pêra, é considerado um dos melhores barreiristas portugueses em atividade. No seu percurso contam-se títulos de campeão nacional de clubes da 2ª divisão em 2024 pelo Atlético da Póvoa e entre 2020 e 2023 enquanto representava a Associação Académica da Bela Vista (Lagoa), clube onde iniciou o seu percurso no atletismo e onde alcançou 15 títulos de campeão regional. O jovem atleta foi também recentemente homenageado e reconhecido pela Câmara Municipal de Silves, como "Individualidade desportiva do Município".