Dicas

Urologista recomenda que homens deveriam urinar sentados

Os homens que sofrem de hiperplasia prostática benigna (HPB), condição caracterizada pelo crescimento da próstata e tecido circundante, causando um bloqueio na uretra e dificultando a micção, beneficiam ainda mais do facto de poderem urinar sentados.
Os homens que sofrem de hiperplasia prostática benigna (HPB), condição caracterizada pelo crescimento da próstata e tecido circundante, causando um bloqueio na uretra e dificultando a micção, beneficiam ainda mais do facto de poderem urinar sentados.  
Foto: Freepik
Numa entrevista ao The Telegraph, um urologista britânico aponta as razões pelas quais os homens deveriam urinar sentados.

Para Gerald Collins, apesar de ser cultural que os homens urinem de pé, a saúde, o conforto e a higiene pessoal falam mais alto quando se trata da opção de sentar-se na sanita para fazer essa necessidade fisiológica.
 
O médico vai mais longe e adianta que, «os homens mantêm esse hábito sem o questionarem e muitos até se insurgem em consulta quando lhes apresento a alternativa de se sentarem na sanita. Na verdade a opção é sempre pessoal, mas há benefícios em considerá-la», reforça.
 
O cirurgião urologista do Alexandra Hospital em Cheshire, Inglaterra, disse que a sua recomendação é suportada por um relatório do YouGov sobre práticas de micção masculina. Com base numa pesquisa com mais de 7.000 homens de 13 países, a empresa de análise de dados revelou que a maioria urina em pé e que nem sequer aceita o contrário.
 
Além disso, verificou-se que 33% dos britânicos disseram que nunca pensariam em sentar-se na sanita para urinar, enquanto que, apenas 9% o faz. Por sua vez, os mexicanos e os polacos afirmaram que jamais o fariam nessa posição. No México, por exemplo, apenas 6% dos homens afirmam que urinam sentados, enquanto 36% disseram que “nunca” o fariam.
 
O relatório adiantou ainda que, os homens mais velhos são mais relutantes em adotar essa posição, enquanto que os mais jovens incluem essa possibilidade.
 
Segundo Gerald Collins, os homens mais velhos foram habituados desde cedo a urinarem de pé e nunca puseram esse facto em causa, logo, quando lhes sugiro que o façam sentados, negam. Por seu turno, os mais novos já estão mais familiarizados com essa possibilidade e não colocam tantos entraves, o que revela que, aos poucos, estamos a mudar mentalidades, o que é um ponto a favor da saúde urinária masculina.
 
O estudo também mostrou diferenças culturais surpreendentes. Por exemplo, 40% dos homens alemães disseram que só urinam sentados, em comparação com 10% dos americanos e 5% dos singapurenses.
 
Tendo explorado as estatísticas sobre práticas masculinas de micção em todo o mundo, Gerald Collins, afirma que, urinar sentado pode ajudar a esvaziar a bexiga de forma eficaz porque os músculos pélvicos estão relaxados, o que facilitaria o processo de micção. Ao mesmo tempo, essa posição é muito recomendada para quem é mais velho e tem mais dificuldade em estar de pé durante esse período de tempo, completa.
 
Os homens que sofrem de hiperplasia prostática benigna (HPB), condição caracterizada pelo crescimento da próstata e tecido circundante, causando um bloqueio na uretra e dificultando a micção, beneficiam ainda mais do facto de poderem urinar sentados. A diminuição da produção da testosterona é responsável pelo crescimento celular, explicou o médico inglês.
 
A HPB torna-se mais prevalente à medida que os homens envelhecem. Aqueles que sofrem com isso são mais propensos a complicações, como pedras na bexiga e infecções do trato urinário, explica.
 
A partir dos 40 anos, é comum que a próstata aumente de tamanho, pelo que, os homens podem sentir-se mais confortáveis a fazer xixi sentados. Concordando com essa perspectiva, investigadores da Universidade de Leiden, na Holanda, também defendem a ideia de que urinar sentado pode ser benéfico por facilitar o esvaziamento da bexiga.
 
A segunda razão pela qual os homens são incentivados a urinar sentados está relacionada com a higiene. A micção de pé pode gerar respingos, exigindo  uma limpeza mais cuidada da casa de banho, o que se torna ainda mais necessário quando a mesma é partilhada com outras pessoas, ainda que da mesma família, adverte Gerald Collins.
 
Por outro lado, de acordo com uma reportagem do The Guardian, dois professores de engenharia americanos realizaram pesquisas sobre o fenómeno splashback e descobriram que, quando a urina sai da uretra, sai num jato; mas a uma distância entre 5 e 10 centímetros, começa a desfazer-se em gotas. Estas colidem umas com as outras, gerando o que é conhecido como ‘gotículas de satélite’, que se espalham em ângulos amplos.
 
Além disso, se houver fezes na sanita, essas gotículas provavelmente contêm a bactéria Escherichia coli. Essas colisões, juntamente com os respingos que ocorrem quando a água atinge o vaso sanitário a uma altura considerável, podem dispersar a urina em todas as áreas da casa de banho, explicam.
 
Embora urinar de pé seja uma prática comum para muitos homens, é importante considerar os benefícios de urinar sentado. A recomendação do urologista inglês de optar por essa posição pode ajudar a melhorar a micção.
 
Embora a escolha final seja sua, vale a pena considerar os benefícios potenciais para a saúde. Aliás, lembre-se que é sempre importante consultar um médico para um aconselhamento personalizado sobre qualquer problema de saúde urinária, conclui Gerald Collins.