Sociedade

Unidade de mergulhadores de guerra de minas cumpre treino ao largo de Portimão

 
Os mergulhadores do destacamento de guerra de minas estão a cumprir, esta semana, um plano de treino intensivo ao largo de Portimão.

​​​Segundo anunciou a Marinha, o principal objetivo é o aprontamento dos militares para a próxima missão enquanto força nacional destacada integrada no standing NATO Mine Countermeasures Group One, que deverá operar nas águas do Mar do Norte e Mar Báltico durante os meses de julho a setembro.
 
 
Durante este treino e certificação, os mergulhadores estão a aperfeiçoar os procedimentos de mergulho para operações de inativação de engenhos explosivos submarinos. Estão ainda a realizar treinos avançados com veículos autónomos submarinos, uma tecnologia essencial para o sucesso das missões de guerra de minas.
 
Os mergulhadores do destacamento de guerra de minas é uma unidade altamente especializada no âmbito da guerra de minas e do mergulho profundo. 
 
 
A Marinha regista em comunicado, que este destacamento opera desde 2008, "constituindo-se como uma força de manutenção da segurança marítima e proteção das rotas de navegação vitais para o comércio global e à manutenção da paz".​