A época de 2022 foi de afirmação para José Pedro Pinto, que voltou a vencer no Campeonato de Portugal Rotax, desta feita no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, onde o promissor piloto algarvio ganhou a categoria Micro Academy. Um final de época vitorioso para uma das grandes promessas do Karting nacional.
Com apenas 10 anos de idade, José Pedro Pinto foi um dos grandes protagonistas do Campeonato de Portugal de Karting Toyota. Depois do piloto natural de Quarteira ter subido ao pódio para a Taça de Portugal de Karting, onde conseguiu o 2.º lugar em Braga, regressou no passado fim de semana às competições Rotax na categoria Micro Academy, tendo vencido para o Campeonato de Portugal Rotax.
No sábado, foi o mais rápido nas três sessões de treinos livres oficiais e depois foi o 4.º mais rápido nos treinos cronometrados com chuva, onde um problema com os pneus não lhe permitiu mostrar o seu andamento habitual. Contudo, não baixou os braços e recuperou na Final 1, onde viria a vencer. No domingo, foi 3.º classificado na Final 2 e voltou a bater a concorrência na Final 3, somando um total de 67 pontos, suficientes para ganhar a derradeira prova do Campeonato de Portugal Rotax.
“Fiquei muito contente por ganhar no Kartódromo do Algarve, na minha região e logo numa das minhas pistas preferidas”, referiu o piloto algarvio. “Tive de me aplicar bastante para conseguir ganhar, porque a pista tanto esteve seca como molhada. Foi muito bom terminar o ano a vencer, antes de dar o salto para uma categoria ainda mais difícil no próximo ano. Ganhámos muitas corridas esta época e quero dedicar estas vitórias à minha família, aos meus patrocinadores e a todos os meus amigos que me apoiam sempre nas corridas”, concluiu José Pedro Pinto.