Cultura

Última obra da trilogia de João Carlos Carranca apresentada em Portimão

 
João Carlos Carranca, médico-cirurgião, apresenta o último livro da sua trilogia de contos «Circulando aos Quadrados, Numa Recta que é Curva», no próximo dia 9 de novembro, às 16h00, no Clube União Portimonense.

Segundo nota da Arandis Editora, esta trilogia de contos, «que mescla as origens angolanas do autor, com a sua vasta experiência de vida enquanto cidadão do mundo, converte cada uma das suas obras num hino às identidades culturais locais, sem supremacias, materializando o mais sublime dos patrimónios culturais imateriais: os dialetos».
 
Publicada pela Arandis Editora, esta trilogia é composta pelos volumes: «Estórias Soltas e Palavras Vadias», 2016; «Zulmarinho, Delírios ao Sabor das Ondas», 2022 e «Circulando aos Quadrados, Numa Recta que é Curva», 2024.
 
João Carlos Carranca nasceu em Sá da Bandeira, Angola, a 28 de outubro de 1956. Com apenas 12 anos de idade já colaborava no Rádio Clube local.
 
Em 1979 estudou medicina na Universidade do Porto, onde se formou, tendo realizado a especialidade no Hospital de Santarém, dividindo a sua carreira entre Portugal e Angola. Residente em Portimão desde 1996, foi Médico-Cirurgião no Hospital de Portimão e médico desportivo no Portimonense.
 
Reformado da atividade clínica, tem-se dedicado à revitalização das rádios locais, colaborando com a Rádio Portimão, onde tem o programa «Carranca às Quartas», regista a nota da editora.