O objetivo é sensibilizar a comunidade e os profissionais de saúde para a temática, assim como atualizar os especialistas sobre a Via Verde AVC e o seguimento dos doentes nos cuidados de saúde primários, explica comunicado.
As atividades arrancam hoje e decorrem até 2 de abril, abrangendo diferentes locais do Algarve e envolvendo tanto a população, como os profissionais de saúde.
A 28 de março, realiza-se um rastreio de fatores de risco para AVC, no Mercado de Olhão, entre as 8h30 e as 14h00. Ainda no mesmo dia, decorre a iniciativa Fast Heroes, acompanhada por uma sessão de esclarecimento, destinada aos alunos das escolas do 1.º Ciclo de Portimão.
No dia 29 de março, realiza-se novamente o rastreio de fatores de risco para AVC, no Mercado de São Brás de Alportel, organizado pelo Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, entre as 9h00 e as 13h00.
No dia 31 de março e 2 de abril, a iniciativa Fast Heroes vai às escolas do 1.º e 3.º ciclo do concelho de Faro.
Já no dia 1 de abril, a ULS Algarve organiza um rastreio de fatores de risco para AVC, desta vez, direcionado aos seus profissionais, a decorrer no Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão.
Ainda a 1 de abril, tem lugar o curso «Via Verde AVC» no Auditório do Hospital de Faro, entre as 10h00 e as 12h00.
Numa data ainda a definir, será realizada uma sessão informativa na Universidade Sénior de Portimão.
Além destas iniciativas, há ainda uma ação de sensibilização interna intitulada «Comer com saúde é comer com sabor», que inclui uma ementa especial no refeitório da Unidade de Faro. Simultaneamente, realiza-se uma exposição no hall do Hospital de Faro e a exibição de um vídeo alusivo a este dia nos ecrãs das consultas da ULS Algarve.
No âmbito desta efeméride, a equipa de Fisioterapia da ULS Algarve - Cuidados Hospitalares, adere à campanha «Faça a Melhor Escolha, Vá pelas Escadas», promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Esta iniciativa visa sensibilizar para a importância da atividade física regular como medida preventiva de doenças crónicas, incluindo do AVC.
Nesse sentido, serão colocados cartazes, disponibilizados pela DGS, que contêm mensagens motivacionais sobre os benefícios do movimento e disponibilizado um vídeo motivacional sobre a campanha. Haverá ainda uma sessão de sensibilização para colaboradores e utentes, conduzida pela equipa de Fisioterapia, relativamente às comemorações do "Dia Nacional do Doente com AVC".
Com estas iniciativas, a ULS Algarve reforça o seu compromisso com a promoção da saúde e prevenção do AVC, incentivando a adoção de hábitos mais saudáveis e a prática de atividade física regular, conclui o comunicado.