Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, refere que nos primeiros quatro meses do ano, foram realizadas 6.381 consultas de especialidades hospitalares descentralizadas nos Centros de Saúde da região. Em 2024, foram realizadas 18.127 consultas e 11.417 em 2023.
As consultas descentralizadas iniciaram-se há alguns anos com a saúde mental (Psicologia e Psiquiatria) e em 2022, em Aljezur, com as especialidades de Pediatria e de Medicina Interna. Atualmente, a aposta nestas consultas de especialidade foi reforçada abrangendo as áreas de Oncologia, Neurocirurgia, Cuidados Paliativos, Pneumologia (Reabilitação) e dispensa de medicação através da consulta de farmácia oncológica, promovendo a proximidade aos utentes e a continuidade dos cuidados na sua área de residência.
As consultas descentralizadas de especialidade já chegam a 13 dos 16 concelhos algarvios, nomeadamente a Aljezur, Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Monchique, Portimão, Tavira, Vila do Bispo e Silves.
Ao longo deste ano, a Unidade Local de Saúde do Algarve diz que pretende alargar as consultas descentralizadas de Pediatria a outras unidades dos Cuidados de Saúde Primários, bem como o alargamento de consultas descentralizadas a outras especialidades hospitalares.