Saúde

ULS Algarve garante resposta na Urgência de Pediatria em Portimão até quinta-feira

ULS Algarve garante resposta na Urgência de Pediatria em Portimão até quinta-feira
ULS Algarve garante resposta na Urgência de Pediatria em Portimão até quinta-feira  
Foto - Freepik
A Unidade Local de Saúde do Algarve assegurou hoje que está “garantida” a Urgência de Pediatria na região, que será assegurada até quinta-feira pelo hospital de Portimão, considerando “absolutamente falso” o alerta do Sindicato dos Médicos da Zona Sul.

A administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, em comunicado, informou que, “no âmbito da articulação em rede” entre os seus dois principais hospitais públicos, a Urgência de Pediatria “está garantida” e será assegurada pelo hospital de Portimão, das 19:00 de hoje, dia 23, até às 09:00 de quinta-feira, dia 26 de dezembro.

Já o Serviço de Medicina Intensiva Neonatal e Pediátrica “está a funcionar em contínuo no hospital de Faro sem perturbação”, lê-se na nota.

A ULS Algarve destacou “a capacidade de resposta e de assistência regional, em rede, pelos seus hospitais”, em reação ao comunicado divulgado horas antes pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul, que exigiu a intervenção urgente da ministra da Saúde devido à falta de médicos pediatras nos hospitais de Faro e Portimão, alertando para o agravamento da situação nos próximos dias.

Em comunicado, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS-FNAM) disse que o Ministério da Saúde é responsável por não travar a falta de médicos pediatras na Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, levando à limitação do funcionamento das urgências pediátricas e dos blocos de partos.

“A saúde das crianças da região está em perigo e há dias sem qualquer pediatra no serviço de urgência, situação que irá agravar-se neste fim de ano”, alertou o SMZS-FNAM.

De acordo com o sindicato, a situação iria agravar-se, pois as escalas de pediatria da ULS Algarve não teriam qualquer pediatra disponível para a noite de hoje e nos períodos diurnos e noturnos dos dias 24 e 25 de dezembro.

A administração da ULS Algarve frisou, porém, ser “absolutamente falso que existam ‘dias sem qualquer pediatra no Serviço de Urgência’ ou, em concreto, que não exista ‘qualquer pediatra disponível na noite de 23 e nos períodos diurnos e noturnos dos dias 24 e 25 de dezembro’”.

A instituição assinalou ainda que “os utentes são encaminhados para obterem orientação da linha 808 242424, a qual pode determinar a referenciação para qualquer Serviço de Urgência”.

O Sindicato exigiu a intervenção urgente da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, dada a falta de médicos pediatras nos hospitais de Faro e de Portimão, e uma reunião com o Conselho de Administração da ULS do Algarve, para a qual disse não ter obtido qualquer resposta.

Lusa