O primeiro momento do “Águas Sem Fronteiras”, um torneio entre turmas que desafiou os alunos algarvios a refletir e produzir uma campanha de incentivo à poupança da água, terminou com mais de 200 turmas inscritas de todos os municípios algarvios e algumas inscrições além da região algarvia.
Sensibilizar e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes dos recursos hídricos foi a premissa que levou a Águas do Algarve a lançar o desafio criativo para os mais jovens.
Assim, do 1º ao 3º ciclo, todos os alunos algarvios foram convidados a realizar uma peça publicitária que alertasse para as questões associadas ao uso eficiente de água.
Com quase duas centenas de trabalhos recebidos, o júri da Águas do Algarve selecionou apenas um vencedor em cada categoria.
A equipa “Os Pocinhas” do 4ºA da Escola Básica n.º 4 do concelho de Olhão, foi a vencedora do primeiro grupo, do 1º ao 5º ano de escolaridade. Como prémio, cada aluno irá receber um jogo de ciências baseado na temática da água.
No segundo grupo, do 6º ao 9º de escolaridade, a turma vencedora foi o 7ºG da Escola Básica Tecnopolis, do concelho de Lagos, em que toda a turma recebe um smartwatch.
Devido à qualidade dos trabalhos recebidos, a Águas do Algarve decidiu, para além dos vencedores, selecionar cinco turmas, que vão participar no “Dia Águas Sem Fronteiras”, que se celebra no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, na praia da Gaivota, em Quarteira.
1. Equipa “Os Criativos” - 5ºano da Escola Básica de São Vicente - Vila do Bispo
2. Equipa “100Água” 9º ano da Escola Básica de Castro Marim – Castro Marim
3. Equipa “As Gotas” - 2/3º ano da Escola Básica J.I. 1º Ciclo D. Francisca de Aragão - Loulé
4. Equipa “Os Pocinhas”- 4º ano da Escola Básica nº 4 de Olhão - Olhão
5. Equipa “7ºG Tecno” - 7º ano da Escola Básica Tecnopolis - Lagos
O evento que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e dos parceiros APA e DGestE, terá jogos e atividades para os cerca de 150 participantes.
No âmbito do mesmo torneio, serão atribuídas 10 menções honrosas:
6. Equipa B da EB1 Professor Caldeira Alexandre – Vila Real de Santo António
7. Gotinhas em tons de azul da Jardim-Escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines
8. Equipas Hoxi-O, Conta-Gotas e 5ºI de Invencíveis da EB/JI Silves nº2 - Silves
9. SL-3B da EB1 de São Luís - Faro
10. JF8E - Com Água é que é! da E.B. 2,3 Júdice Fialho - Portimão
11. Amigos do Mar da E.B. 2,3 Júdice Fialho - Portimão
12. Os Cristalinos da Escola Básica n.º 4 de Olhão
13. Equipa Ambiente da Escola Básica Tecnopolis - Lagos
14. Gotas de Mudança - Escola Básica Tecnopolis – Lagos
15. Gotinhas da Diferença Escola Básica 2,3 João de Deus – Silves