Economia

Turismo algarvio registou novas subidas em abril

Foto - Depositphotos  
O Turismo do Algarve refere em comunicado, que segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a região registou, em abril de 2026, mais de meio milhão de hóspedes nos estabelecimentos de alojamento turístico, num total de 515 mil, o que representa um crescimento homólogo de 5,5%. O desempenho foi impulsionado sobretudo pelos mercados externos, com os hóspedes estrangeiros a aumentarem 6,5%, enquanto os residentes cresceram 2,3%.

PUB

As dormidas atingiram 1,86 milhões, mais 0,9% do que em abril de 2025, "correspondendo ao valor mais elevado de sempre num mês de abril no Algarve", realça o Turismo. As dormidas de não residentes cresceram 1,5%, compensando a descida de 2,2% registada no mercado residente.

Já os proveitos totais mantiveram uma evolução positiva, aumentando 6,4%, para 137 milhões de euros, confirmando "a trajetória de crescimento em valor do destino, com a receita turística a evoluir acima do crescimento das dormidas", sublinha a entidade algarvia. 

A estada média no Algarve fixou-se em 3,60 noites, o valor mais elevado do continente e acima da média nacional, que se situou nas 2,46 noites. A taxa líquida de ocupação por quarto foi de 58,6%, próxima da média nacional, de 59,2%.

No plano municipal, Albufeira voltou a destacar-se, com um crescimento de 8,5% nas dormidas, sendo o maior destino nacional neste indicador depois de Lisboa. A região do Algarve colocou ainda sete municípios entre os 15 maiores do país em número de dormidas, reforçando o peso do destino no turismo nacional.

Também o Aeroporto de Faro apresentou uma evolução positiva em abril, com um aumento de 4% no número de passageiros movimentados face ao mesmo mês de 2025. O Reino Unido consolidou a liderança entre os principais mercados, com 464 mil passageiros e uma quota de 41,5%, registando um crescimento de 2,6%.