Muitas vezes andamos à procura da felicidade no exterior quando, na realidade, ela reside dentro de nós e é muito fácil encontrá-la.
Diz a sabedoria popular que, uma boa noite de sono, umas gargalhadas e a prática diária de exercício físico são a base para sermos felizes.
Com esses três ingredientes, encontramo-nos, sentimo-nos, libertamos tensões, situamo-nos no “agora” e recuperamos energias para enfrentar o quotidiano de uma forma mais descontraída e, a explicação é simples.
O sono, o riso e o exercício físico ajudam-nos a desligar da sobrecarga emocional que enfrentamos diariamente. O sono possui a capacidade única de permitir que desliguemos a mente. Depois de descansarmos profundamente durante cerca de 7/9 horas, sentimos a mente arejada, livre e disponível para começarmos um novo dia e para enfrentarmos novos desafios. O nosso corpo usa o sono para reiniciar a mente, para recarregar as baterias, repensar os seus ritmos e retomar a vida com mais força.
Como o sono é uma necessidade básica, assim como comer ou beber, devemos dar-lhe a necessária importância e tentar seguir estas regras diárias para garantir a chamada “higiene do sono:
• Evitar as bebidas energéticas, a cafeína, o álcool e o tabaco a partir das 18 horas é fundamental para dormir adequadamente.
• Tente praticar exercício físico num período de três a quatro horas antes de deitar-se para evitar ficar agitado;
• Faça uma refeição leve ao jantar e não abuse nos líquidos para não ter de levantar-se muitas vezes durante a noite;
• Não comer se acordar durante a noite.
• Manter uma temperatura agradável e reduzir a luminosidade e os barulhos no quarto;
• Não se deitar com fome.
• Evitar dormir sobre um colchão muito duro.
• Se gosta de dormir durante o dia, não ultrapasse os 15 minutos da sesta para evitar insónias à noite;
• Coloque um despertador noutra divisão da casa onde o possa ouvir, mas sem que isso lhe perturbe o sono. Há pessoas que se sentem muito ansiosas pelo facto de terem o despertador ao seu lado;
• Não vá para a cama sem sono;
• Manter horários regulares para dormir, uma vez que isso ajuda a regular o ciclo circadiano e a permitir que desfrute de melhores momentos de sono reparador. Se não conseguir adormecer em 20 minutos, levante-se e regresse após estar mesmo cansado, mas faça uma atividade que o relaxe como a leitura, por exemplo.
Tente resolver os seus problemas antes de dormir, sendo que, um planeamento do dia seguinte é sempre uma boa forma de alívio da mente. Mantenha a sua agenda atualizada e tente cumpri-la. Converse com quem ama acerca do que o inquieta e verá que é mais fácil descansar e resolver os problemas no dia seguinte e com a mente mais lúcida e criativa.
Diz um provérbio irlandês que, uma boa gargalhada também é uma excelente solução para se sentir melhor, mais livre e feliz.
“A vida depois de uma gargalhada passa a ter outra cor. O cérebro liberta endorfinas quando rimos, contribuindo para libertar as tensões e fornecer uma maior clareza mental , o que nos ajuda a resolver os problemas, os medos e inquietações”.
Como as endorfinas ajudam a reduzir os níveis de stress no organismo, naturalmente que, quando nos rimos permitimos que as mesmas reduzam o efeito do cortisol – hormona do stress, ao mesmo tempo em que nos proporcionam uma agradável sensação de bem-estar e preparação mental para ultrapassarmos aquilo que nos incomoda.
Uma boa solução para rir com vontade é rodear-se de pessoas alegres, que o preencham e que lhe permitam uma troca saudável de energias, conversas e de sensações. Nesse cenário será muito mais fácil libertar-se e desfrutar de grandes momentos de prazer.
Relativamente ao exercício físico, este possui a particularidade de, para além de nos ajudar a libertar endorfinas que, como já vimos, reduzem a ação do cortisol, promove a produção de serotonina, a famosa hormona da felicidade e, não é preciso mais do que meia hora diária de exercício físico intenso para que se sinta melhor. A curiosidade é que os efeitos da prática diária de exercício físico prolongam-se no tempo e vão-se acrescentando à medida em que adotamos um novo estilo de vida. Ao mesmo tempo, ficamos tão felizes com um corpo saudável que dormimos melhor, rimos mais, alimentamo-nos adequadamente e procuramos pessoas mais alegres e felizes, porque sentimos necessidade de estar com quem nos devolve boas energias.
É simples ser feliz, basta que olhe mais para si, que aprecie quem é e, acima de tudo, que cuide da pessoa mais importante do mundo: você. Não se esqueça de desligar os pensamentos acelerados, de se focar mais no “agora” e de aproveitar cada instante do seu dia, pois é mesmo na simplicidade que está a grandiosidade e o valor da vida.