Bora Lá

TEMPO convida bebés, crianças e jovens para fim de semana de pura diversão

D. Quixote - D.R
D. Quixote - D.R  
De 18 a 20 de outubro, as crianças e jovens vão ter um fim de semana alargado especial no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o espetáculo “Biblioteca de cordas e nós” e a primeira edição do Festipo – Festival de Teatro Infantil.

Promovida pelo TIPO - Teatro Infantil de Portimão, a edição de estreia do Festipo, será composta pelos espetáculos “D. Quixote” e “Mas que Música é esta?”, o primeiro dos quais agendado para as 19h00 de 18 de outubro no pequeno auditório do TEMPO e dirigido a crianças a partir dos 3 anos.
 
Esta produção do Teatro Reflexo, com adaptação e encenação de Michel Simeão a partir do “Cavaleiro da Triste Figura”, «é uma comédia de enganos marcada pela paródia burlesca e garante muitas gargalhadas», explica a Câmara de Portimão em nota de imprensa. 
 
Quanto a “Mas que Música é esta?”, terá quatro sessões no dia 19 de outubro, abertas a crianças entre os 12 meses e os 5 anos e marcadas para a Black Box do TEMPO às 10h00, 11h30, 14h30 e 16h00, com interpretação do TIPO, que utilizará elementos sensoriais como luz e sombra, som e música, textura e cor para criar um ambiente de aprendizagem imersiva e interativa, «tendo como objetivo enriquecer o desenvolvimento sensorial e cognitivo dos bebés e crianças participantes», lê-se no documento. 
 
Também visa contribuir para o aumento da interação e vínculo afetivo entre bebés, crianças e os seus cuidadores, «não só entretendo, mas também apoiando o desenvolvimento integral de todos, enquanto abre novas perspetivas para o teatro infantil», realça.
 
Os bilhetes para assistir a cada um dos espetáculos do Festipo custam entre 3 euros (crianças) e 5 euros (adultos) e encontram-se à venda na BOL e nos locais habituais.
 
Parte integrante da programação preparada pela associação cultural Lavrar o Mar para as comemorações do primeiro centenário da cidade de Portimão, a “Biblioteca de cordas e nós” é uma porta de entrada para gerar experiências individuais, e imaginativas, com sessões marcadas para as 18h00 de 19 de outubro e as 17h00 do dia seguinte.
 
Foto - CM Portimão
 
Foto - CM Portimão
 
Depois de ter percorrido diferentes cidades europeias, esta misteriosa biblioteca móvel, com uma estrutura circular de madeira, «guarda manuscritos inéditos, textos nunca publicados, partituras, desenhos, objetos encontrados no lixo e cilindros cheios de mensagens feitas de cordas e nós», explica a autarquia.
 
Com autoria de José Antonio Portillo e participação artística de Matilde Real e Rita Rodrigues, o regresso desta proposta ao TEMPO, onde já teve outras apresentações, poderá ser apreciada por crianças e jovens dos 6 aos 12 anos (bilhete 3 euros) e adultos (bilhete 5 euros), estando os ingressos à venda em https://portimao.bol.pt e nos locais habituais.