Para a organização, "o Algarve enfrenta desafios significativos em termos de sustentabilidade, impulsionados pela sua dependência do turismo e pelo impacto ambiental associado a este setor. A crescente pressão sobre os recursos hídricos, a gestão dos resíduos, assim como a preservação dos ecossistemas são desafios que a região se depara atualmente. O que é na realidade o turismo sustentável?"
Neste âmbito, será conhecido o trabalho desenvolvido pelo Observatório do Turismo Sustentável do Algarve e serão ouvidos três representantes de empresas que têm na sua missão um compromisso e o propósito da sustentabilidade nas diferentes atividades de promoção e divulgação do Algarve.
Participam João Ministro, diretor geral do projeto TASA e da Proactivetur, recentemente reconhecida pelo Turismo de Portugal com o selo "Sustainability Engaged", Joaquim Lourenço, diretor do Salema Eco Camp que irá falar da estratégia de sustentabilidade e dos diversos projetos de regeneração desenvolvidos e Pedro Mestre, fundador e CEO da Algarve Sunboat, empresa de turismo náutico que oferece viagens sustentáveis, navegando por um futuro mais verde.
O Teia D'Ideias é um projeto da Teia D'Impulsos com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.