Sociedade

Tavirenses votam para "batizar" nova ponte sobre o Gilão

Após a conclusão da empreitada de construção da nova ponte sobre o rio Gilão, o Município de Tavira decidiu submeter a votação, entre 17 e 30 de maio, o topónimo a atribuir a esta infraestrutura.

PUB
Em nota hoje enviada à comunicação social, a autarquia adianta que de acordo com as propostas discutidas e aprovadas, por unanimidade, pela Comissão Municipal de Toponímia, em reunião realizada no passado dia 04 de maio, encontram-se em votação os seguintes nomes:
 
- Ponte dos 500 anos: Pretende evocar a efeméride dos 500 anos da elevação de Tavira, cuja comemoração da data ocorreu em 2020, coincidindo com o começo da construção da nova ponte sobre o Gilão.
 
- Ponte Gilão: Visa destacar a importância geoestratégica do rio Gilão na construção da própria cidade, principalmente desde os séculos XV-XVI. 
 
- Ponte dos Navegadores: Em homenagem a todos os navegadores, nomeadamente, os ligados a Tavira - João Vaz Corte Real e seus filhos, Gaspar e Miguel Corte Real, assim como João Arias, natural de Tavira, um dos grumetes de Cristóvão Colombo. Também Fernão de Magalhães escolheu um marinheiro de Tavira para integrar a sua tripulação. Já Vasco da Gama, na sua expedição, levou uma nau chamada “Bérrio”, provavelmente construída nas tercenas de Tavira pela família Bérrio.
 
Com esta propostas, cabe, agora, aos tavirenses “batizar” a nova ponte, através do processo online em http://participacaopublica.cm-tavira.pt/