Nos dias 11 e 12 de outubro, a partir das 21h30, o Ginásio Clube de Tavira será palco de mais uma edição do M Grande Fest, um ciclo de arte no feminino que leva à cidade música, poesia e uma exposição com artistas que têm passado pela Ria Inquieta, a associação organizadora do evento.
Criado em 2022, o M Grande Fest tem como objetivo promover projetos autorais de mulheres, reforçando a igualdade de género e o empoderamento feminino nas artes, regista em nota divulgada.
No dia 11, sexta feira, a banda Džezva abre o festival numa fusão de sons folclóricos dos Balcãs com jazz e música improvisada. Com a voz da cantora croata Marta Fiolić, Džezva "cria uma experiência musical que conecta culturas e transcende fronteiras". A cantora faz-se acompanhar dos músicos João Ferreira (piano), Elmano Caleiro (contrabaixo) e Fábio Rodrigues (bateria).
No dia 12, pelas 21h30, Mila Dores apresenta no M Grande Fest o seu novo álbum "Brava", um trabalho que mistura indie pop com influências da música tradicional portuguesa, abordando temas de empoderamento feminino e contestação social.
A poesia também ocupa um lugar especial no evento, com a Poesia Inquieta, uma oficina de partilha e reflexão, que desafia a "Traz outra mulher também". O evento inclui ainda uma exposição de obras de artistas que colaboram com a Ria Inquieta, ampliando a representatividade feminina nas artes visuais. A exposição poderá ser visitada no Hub Criativo da Ria Inquieta, na Rua 4 de outubro nº24, em Tavira.
O M Grande Fest, está integrado no programa municipal Equinácios, com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, da CCDR - Cultura do Algarve, do Ginásio Clube de Tavira entre outras entidades, sendo dinamizado pela associação cultural Ria Inquieta.