Edifício reabilitado
Depois de uma profunda reabilitação, que iniciou em 2018, alguns constrangimentos atrasaram a obra, desde o aparecimento de achados arqueológicos, a pandemia da Covid-19, o surgimento da Guerra entre a Rússia e a Ucrânia que atrasou a entrega de materiais, além de problemas técnicos no sistema de ventilação do edifício, referiu a presidente da Câmara de Tavira, adiantando que, "depois de uma longa caminhada que se iniciou com o ex-presidente Jorge Botelho, era preciso devolver aos tavirenses este equipamento municipal que já tem um grande investimento em cima".
Ana Paula Martins sublinhou que o Teatro Municipal abriu com uma programação que se estende até 31 de dezembro, "e esse era um dos requisitos para a reabilitação deste espaço, ter a grande maioria dos espetáculos que se fazem em Portugal das várias disciplinas artísticas. Não tenho dúvidas, que o Teatro Municipal António Pinheiro será uma referência no Algarve", concluiu.
José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, que também discursou na cerimónia de inauguração, disse que num período em que estão agendadas eleições autárquicas para 12 de outubro, "manda a imparcialidade e a transparência, mas é importante sublinhar aquilo que é bem-feito. No último quadro comunitário, (o Teatro Municipal António Pinheiro), foi o projeto de um equipamento cultural com o financiamento de fundos europeus mais elevado na região", explicou.
O responsável acrescentou que, "todos os tavirenses devem estar orgulhosos deste projeto, independentemente das suas posições políticas e ideológicas. Significa que o poder local faz coisas bem-feitas, que valoriza as respostas de proximidade e que os fundos europeus são bem aplicados."
Ao Algarve Primeiro, Jorge Botelho, ex-presidente da autarquia e atual deputado na Assembleia da República, falou de um projeto estratégico, "porque Tavira, cidade de cultura e capital da Dieta Mediterrânica, não pode ter todo o inverno em igrejas e tem que ter uma sala de espetáculos, e esse foi o desafio, reabilitando este espaço, conseguindo encontrar a fonte de financiamento com o apoio do executivo, e depois um projetista local. Estamos a inaugurar uma das melhores salas de espetáculos do Sul do País e posiciona Tavira como marco cultural, porque tem condições para receber todos os espetáculos que se fazem em Portugal. O Teatro Municipal António Pinheiro tem cerca de 370 lugares sentados e modelável até cerca de 600 lugares, o que quer dizer que temos todas as condições para ter uma programação diversificada, teremos espetáculos nacionais, regionais e locais", notou.