O Município de Tavira marcou presença na Conferência Cidades Circulares InC2, que teve lugar, no passado dia 24, no Mercado da Ribeira, em Lisboa.
Nesta conferência foram apresentados os resultados da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), um programa pioneiro em Portugal, na promoção de práticas participativas de planeamento, trabalho em rede e partilha de conhecimentos e experiências entre municípios portugueses e entre estes e as suas comunidades locais.
Segundo nota da autarquia, tratou-se de uma oportunidade para conhecer boas práticas e preparar a resposta a novos desafios na gestão da transição urbana para uma economia circular, de carbono zero e mais inovadora, inclusiva e digital.
No painel “Cidades Circulares na Prática”, sobre a temática dos resíduos, a vereadora de Administração, Ambiente e Assuntos Jurídicos, Sónia Pires, apresentou uma das ações integradas no seu Plano de Ação Local, que integra o projeto “Fora do Lixo!”.
Este pretende capacitar e envolver a população, tornando cada munícipe um agente da Economia Circular e parte ativa nas ações de Reciclagem-Upcycling-Reutilização e Redução.
O projeto apresentado inclui dois eixos:Eixo 1 – valorização de biorresíduos, incentivando a compostagem doméstica, através da distribuição gratuita de compostores domésticos para o efeito. Eixo 2 – diminuição do consumo de produtos menstruais descartáveis, incentivando o consumo de produtos menstruais reutilizáveis a fornecer pela autarquia. As inscrições deverão ser efetuadas, até dia 31 de outubro, mediante preenchimento do formulário de inscrição, sendo que estas são consideradas por ordem cronológica de chegada até ao limite de stock e serão validadas após confirmação presencial, via telefone ou e-mail, informa a edilidade na mesma publicação.