O documentário foi o resultado de três meses de gravações, que acompanharam de perto todos os preparativos para a organização de uma das manifestações religiosas e culturais mais emblemáticas da cidade. "Desde os pequenos detalhes aos momentos mais importantes, um dos maiores destaques foi o envolvimento da comunidade e o valor do património imaterial associado a esta tradição", sublinha nota da CMMT.
O trabalho audiovisual ficou a cargo da Uncool Creative Lab, estúdio criativo composto por jovens de Tavira, e um dos vencedores do programa municipal “Ideias à Maré”.
A antestreia do documentário decorreu no Teatro Municipal de Tavira, numa sessão exclusiva para convidados. A versão integral encontra-se também disponível no YouTube.
Para Alexandra Rufino, coordenadora do Património, Culto e Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, este projeto representa "um trabalho de pessoas para pessoas, uma forma de preservar a memória e a cultura, uma homenagem a todos os que fazem da Procissão do Enterro do Senhor aquilo que ela é hoje, assente em humanismo e fé".